jump to navigation

Eu já tinha escrito sobre Meme, pena que a Luiza não viu… 19/janeiro/2012

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Confesso que é boa a sensação de ter já escrito antes sobre um assunto que agora está em evidência. Longe da pretensão de criar tendências, mas mostra que a gente está atualizado e par dos conceitos e tecnologias mais recentes.

A frase da moda é … “pena que a Luiza não veio”, mais um Viral que se propaga pela internet e fora dela. Surgiu com um comercial de TV de um empreendimento imobiliário em João Pessoa (PB), que acabou virando mania nacional. Com certeza, nem a agência e nem o anunciante imaginaram que uma frase tão despretensiosa como essa teria um alcance e um impacto tão grande.

Junto com a frase, a imprensa e os especialistas passam a discutir o conceito de Meme. O legal, para mim, é que eu já havia escrito sobre Meme e Memética (a ciência que estuda os Memes) em 6 de fereveiro de 2009, há quase 3 anos atrás. Desse post, acho que vale a pena citar a definição de meme:

Trocando em miúdos: um meme é uma unidade de informação que, a partir da comunicação (fala, livros, blogs, vídeos, etc.), se multiplica de cérebro em cérebro. Essa “unidade de informação” pode ser uma idéia, fato, som, desenho, etc., e segundo a teoria se autopropaga e evolui conforme passa de cérebro em cérebro. Essa evolução seria mais ou menos no sentido daquele velho ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Claro que esse aumento pode ir além apenas de uma simples modificação na mensagem original, podendo ser até contribuições/correções valiosas na idéia original.

Nota-se que o Meme pode sofrer “mutações” ao longo do tempo, com as mudanças. Não é por acaso então a semelhança entre os nomes das ciências Memética e Genética.

Provavelmente, até já devemos ter outras expressões parecidas com a frase original sobre a “Luiza”, que virou celebridade sem querer e que, segundo o Bom dia Brasil da Rede Globo, deve voltar do Canadá nesta semana (conforme dizia a propaganda original). Eu mesmo tomei essa liberdade de mudar a frase no título deste post.

É fato também que a moda da Luiza vai passar e que outros memes surgirão. Na verdade, eles sempre existiram (Meme não é um fenômeno da internet) nos bordões, frases de efeito, músicas, piadas, etc. Com isso fica a pergunta: qual será o próximo Meme Nacional?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: