jump to navigation

Sem Steve Jobs, Apple precisará buscar identidade própria 6/outubro/2011

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , ,
trackback

Hoje, como não poderia deixar de ser, o assunto é Steve Jobs.

Para mim, poucas pessoas personificam o conceito de Empreendedor como Steve Jobs. Visionário, Obstinado (às vezes até teimoso), Carismático, Inovador, entre outras qualidades e defeitos, fizeram com que ele fosse reconhecido como um dos maiores empreendedores mundiais da nossa História recente.

Pessoalmente, creio que o maior feito dele foi se reinventar, principalmente depois dos insucessos do início da década de 1990, que o fizeram sair da direção da Apple e buscar outros rumos. Como ele mesmo admitiu em algumas ocasiões, aquele revés foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido com ele. No período fora da Apple, ele teve tempo para inovar em outras áreas, criando empresas como a Pixar, reconhecida pelos filmes de animação.

Talvez o desaparecimento de Steve Jobs seja também uma espécie de mensagem desta vida para nos lembrar que, não importa quanto ricas, poderosas, ou famosas sejam as pessoas, inevitavelmente todos terão/teremos o mesmo destino.

Enfim, a vida continua e agora a Apple tem uma missão nada fácil a cumprir: continuar a ser o que é hoje nos próximos anos. Sem o seu grande líder visionário/inovador/carismático, a empresa terá duas escolhas: buscar um “novo Steve Jobs” (acho muito difícil); ou continuar suas operações continuando o seu legado. A segunda opção é mais provável, e também a mais complicada.

De uma certa forma, é uma situação similar à da Microsoft após o afastamento de Bill Gates. Se formos analisar o desempenho da MS, nota-se claramente uma curva descendente, mostrando que sem Gates a empresa luta para se manter grande, mas sem o mesmo sucesso de antes.

Enfim, resta à Apple seguir em frente. E, pelo bem de todos, que mantenha os valores empreendedores e inovadores praticados por Steve Jobs.

#RIPSteveJobs

PS: para quem quer um “rápido tour histórico”, vale assistir ao filme “Os Piratas do Vale do Silício“. O filme não é lá a essas coisas, mas é garantia de bom divertimento e informação.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: