jump to navigation

Android – consegui usar o telefone como modem, mas… 6/maio/2011

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , , , ,
trackback

Há uns dias atrás comentei o meu dilema em conseguir uma ferramenta que sincronizasse adequadamente o meu Motorola Defy com Android e o MS Outlook do meu PC (link aqui). Eu havia deixado uma pergunta no ar, que era o próximo desafio: usar o telefone como Modem para acessar a internet.

Para a minha surpresa, o Defy veio com a opção “tethering” (esse é o jargão técnico para a funcionalidade) de fábrica. Algumas operadoras liberaram versdões do Android com o tethering habilitado. Para ver se o seu aparelho tem isso, basta acessar Configurações -> Redes sem fio e outras -> Redes móveis -> Compartilhamento (tethering).

Prá variar, as instruções dadas pelo sistema são insuficientes para configurar a conexão. Recomendo acessar o fórum do Portal Android, que tem as instruções completas.

Ah, estava esquecendo de falar do “mas” (vide título do post). Na verdade são 2 “mas”.

1º “mas”: Estou tendo um problema super esquisito com o Defy: frequentemente, depois de sincronizar e desconectar o telefone do cabo USB do PC, simplesmente não consigo mais fazer ligações. Consigo recebo ligações e o serviço de dados funciona sem problemas, mas quando vou discar ou usar um número dos contatos o telefone “derruba” a ligação imediatamente. E, quando tento acessar o SIM Card, recebo mensagem de “erro no SIM”. Para voltar a poder fazer ligações, preciso reiniciar o celular (só falta o Ctrl+Alt+Del).

De início, pensei que fosse algo ligado ao “modo de depuração”, exigido pelo software que usava para a sincronização entre Android e Outlook. Desligada a depuração, o problema persiste. E o pior é que não acontece sempre.
Como detectei isso nos primeiros dias, fui na loja da operadora e eles trocaram o meu aparelho, porque realmente o problema é estranho e ninguém deu solução. O pior é que com o novo aparelho o problema persiste.

Já com o aparelho novo, voltei a loja e questionei se não poderia ser defeito no SIM. O chip foi testado em outro aparelho, e funcionou bem. Como foi um teste muito rápido, ainda não afasto essa hipótese, mas confesso que também acho ser algo difícil de ocorrer.

Enfim, continuo procurando, mas ainda não tenho resposta. Alguma luz, alguma ideia?

2º “mas”: depois de umas semanas de uso, o MyPhoneExplorer – MPE deu pau. Duplicou todos os meus compromissos no Outlook e também na minha conta do Google (obrigatória para usar o sistema Android decentemente). Tentei de tudo, sem solução. Agora só uso o MPE para sincronizar os meus contatos (esporadicamente), e faço a sincronização com o telefone por outro caminho: instalei o Google Calendar Sync para sincronizar a agenda do Outlook com a minha conta do Google que, por sua vez, faz a sincronia com o Defy (funcionalidade padrão do Android). Como uso conta gratuita do Google Apps, não consigo sincronizar os contatos do Outlook (os softwares free para isso são péssimos), mas quem tem a versão paga do Apps pode usar o Google Apps Outlook Sync for Outlook.

Bem, esta a minha saga com o Android. Apesar desses pesares, estou bastante satisfeito com o aparelho. A usabilidade é legal, a conectividade é show, e os demais recursos idem.

Alguma outra ideia? Abração!

Comentários»

1. Erzu - 2/junho/2011

Valeu pelo post!!!!!!

Esse portalandroid.org é ótimo mesmo!


Deixe um comentário

