jump to navigation

“Materiais não-newtonianos”. Hã? 30/abril/2011

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Nesta semana li um tweet da revista Super (antiga Superinteressante), mostrando o que aconteceu com um iPad que foi jogado de um “avião” (na verdade era um paraglidder motorizado, a uns 150 metros de altura). A matéria mostra o vídeo abaixo:

O vídeo é uma peça de propaganda da empresa G-Form, que desenvolveu uma espuma leve, fina e flexível ao toque, mas que se torna muito resistente a impactos. Em termos leigos, esse tipo de comportamento não se encaixa nas teorias que Isaac Newton (um dos “pais” da Física) desenvolveu para descrever o que deveria acontecer com fluidos e sólidos.

Descobri que até exista um ramo da ciência que foi criado para estudar o comportamento dos materiais. É a Reologia, que estuda o escoamento e a deformação da matéria. Quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo o material disponível em www.braseq.com.br/site/pdf/brookfield.pdf.

Aliás, dá até para fazer em casa mesmo uma experiência muito fácil, usando apenas água e amido de milho. Veja como fazer em http://ciencia.hsw.uol.com.br/fluido-nao-newtoniano.htm.

É realmente interessante o que a ciência tem feito em termos de inovações para o nosso dia a dia. Aplicações úteis como esta ajudam a quebrar o atual preconceito que grande parte do mercado tem em relação à atividade científica, além de facilitar a aproximação entre pesquisadores e empresários.

As utilidades desses “materiais não newtonianos” são as mais diversas. Não apenas embalagens mais leves e resistentes estão sendo desenvolvidas, mas também materiais para as mais diversas aplicações em diferentes indústrias, como a alimentícia, farmacêutica, petrolífera, etc.

Realmente, vivendo e aprendendo…

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: