jump to navigation

O dilema para sincronizar o Android com o Outlook 8/abril/2011

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Há produtos que vêm para ditar tendências, mas que acabam esquecendo de considerar as particularidades de países menos desenvolvidos. O exemplo do dia é o sistema operacional Android, presente em diversos celulares atualmente.

Nesta semana comecei a usar um Motorola Defy, que tem este sistema. Porém, na hora de tentar sincronizar meus contatos do Outlook com o telefone, a surpresa: o aparelho só sincroniza com o Google, pela internet. Ou seja, o sistema parte do pressuposto de que estaremos conectados na itnernet 100% do tempo, no telefone e no computador. Realmente, isto é tendência e realidade em muitos países e lugares, mas no nosso Brasil ainda temos um bom caminho para chegarmos lá.

Depois de muito procurar, e inclusive encontrar um post sobre o mesmo assunto no Blog do meu amigo Giancarlo Proença, achei um aplicativo interessante (e gratuito): o MyPhoneExplorer-MPE (disponível para download em http://www.fjsoft.at/en/downloads.php). Apesar de ter uma interface um pouco “chatinha”, pois é difícil encontrar algumas configurações, o aplicativo resolve o problema. Em poucos instantes, sincronizei meus contatos e compromissos do outlook com o android e vice-versa via cabo USB, sem maiores dificuldades. Também é possível fazer o sincronismo via wi-fi ou bluetooth.

Para aqueles que não são muito experientes em tecnologia, deixo duas dicas para fazer o sincronismo pelo MPE via cabo USB: é necessário ativar o modo de “debugging” da porta USB do Android. Isto pode ser feito acessando Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e ativar a opção “Depuração USB”. Além disso, é necessário baixar/instalar os drivers USB do Android em http://developer.android.com/sdk/win-usb.html.

Agora, o próximo desafio é conseguir utilizar o telefone como modem, para acessar a internet pela rede 3G quando não houver outro tipo de conexão disponível. Já vi alguma coisa por aí, mas a maioria é paga e não garante o funcionamento. Alguém tem alguma sugestão?

Anúncios

Comentários»

1. Luiz Gomes - 29/abril/2011

Use o EasyTether para usar o celular Android como modem.

rapidoerasteiro - 6/maio/2011

Verdade, essa é uma ferramenta muito útil. Aliás, eu andei lendo que nos EUA as operadoras querem forçar os clientes a não usarem a funcionalidade de Tethering dos celulares Android, que permite usá-los como Modem para acessar a internet pelo computador. O motivo: usuários que têm planos ilimitados e compartilham a conexão do telefone com vários computadores.
No caso do Motorola Defy que estou usando, a opção de Tethering veio habilitada de fábrica, dá para usar o telefone como modem apenas configurando uma conexão dial-up.
Abraço e valeu pela dica!

2. Android – consegui usar o telefone como modem, mas… « Blog Rápido e Rasteiro - 6/maio/2011

[…] que sincronizasse adequadamente o meu Motorola Defy com Android e o MS Outlook do meu PC (link aqui). Eu havia deixado uma pergunta no ar, que era o próximo desafio: usar o telefone como Modem para […]

3. Denizard - 25/maio/2011

Com todo respeito, sem criar Flames!

Acho que vc deveria ter estudado um pouco antes de escrever algo.

Quando vc diz “O Sistema” e se refere ao android de forma generalista, vc se equivoca, o correto no seu post seria. O Android 2.X instalado no meu motorola Defy é assim e assado.

Acredite, o Android 2.x >, por padrão tem mtos aplicativos que sincronizam com outros servidores de e-mail e agenda do google. Meu Htc Desire por exemplo, vem com software de fábrica para fazer esse sync. e ñ só com e-mails, mas com todos os arquivos de multimídia e etc.

Vale tb lembrar que todos os sistemas Android a partir da versão 2.2 já vem com a opção “Tethering” de fabrica.

Essas limitações existem dependendo da operadora e do fabricante do aparelho, quer um Android puro?
Google Nexus One ou S.

E por favor, ñ culpe mais o Android por um desconhecimento seu ou falha do fabricante/operadora.

Abraços,

rapidoerasteiro - 27/maio/2011

Oi Denizard,
Creio que você entendeu errado o meu texto. Acho que não criei Flame, apenas emiti minha opinião.
E de qualquer forma, não é meio utópico achar que ao simplesmente colocar a versão do software do lado do nome dele vai “abonar” os demais?
Creio que haja uma causa raiz nisso tudo também, relacionado a falhas na homologação das instalações das várias versões do Android para diferentes aparelhos. Isso, sem contar no processo de homologação de aplicativos de terceiros, que anda uma bagunça… (pelo preço que se paga por esses aparelhos, creio que seria o mínimo, não é mesmo?)
E, por ser um software livre, por que não incorporar coisas legais como essa da HTC para todos os outros aparelhos?
Enfim, o assunto vai longe.
Mas é legal contar com comentários que tragam esse tipo de questão que você trouxe, enriquecendo a discussão.
Um abraço!

4. Moacir - 26/maio/2011

Vou testa-lo, pois passo pelo mesmo problema, só consigo pelo yahoo os contatos. Mas tenho mais de 160 contatos no outlook que ainda não consegui manda-los para o celular. Valeu

rapidoerasteiro - 30/maio/2011

Valeu Moacir!
Espero que tenha funcionado.
Qualquer dúvida, é só falar.
abs!

5. Olivares Rocha - 5/novembro/2011

Instalei o MPE mas não consegui sincronizar o calendário e notas… tentei de tudo enada resolveu. Acho um verdadeiro absurdo não conseguir sincronizar o outlook com o android. Ora, quem migra de uma plataforma pra esta tem que ter este tipo de suporte. Isso é uma Vergonha..

rapidoerasteiro - 23/novembro/2011

Alo Olivares!
O problema é que o Android é do Google, e não da Microsoft. Obviamente, o Google vai puxar a brasa prá sardinha deles, ou seja, Gmail e cia ltda.
Eu também consegui contornar o problema fazendo o seguinte: instalei o Google Calendar Sync (http://www.google.com/support/calendar/bin/answer.py?answer=89955), sincronizando os compromissos do Outlook com a mesma conta do Google que tenho configurada no celular. Pelo menos os compromissos estão em dia, e sincronizados. Quanto aos contatos, ainda não achei solução melhor que o MPE.
Acho que o negócio é o seguinte: se a sua intenção é se manter fiel ao Outlook, o negócio vai ser migrar em breve para celulares com Windows Phone. Digo isso porque cada vez mais teremos o iOS forçando o uso de coisas da Apple, e o Android forçando o uso de coisas do Google. E, claro, a Microsoft forçando o uso de coisas deles ;-)
Um abraço e boa sorte!

Lorena - 5/maio/2012

Não se esqueça que o Iphone da Apple sincroniza PERFEITAMENTE com o Outlook da Microsoft.

6. Marcassa - 10/janeiro/2012

Gostaria de saber se existe algum aplicativo em português para sincronizar Android com Outlook 2010 ???

rapidoerasteiro - 19/janeiro/2012

Se o seu computador tiver windows, a melhor forma de sincronizar com o Outlook é usando a sua conta do Google, por meio do Google Agenda (Calendar).
O Google Calendar Sync (http://support.google.com/calendar/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=98565) é muito fácil e faz essa sincronia entre os eventos do Outlook com a conta Google que você configurou no seu telefone Android.
abraço!

7. danielk - 7/fevereiro/2012

Prezado! Boa noite!
consegui instalar o MPE no laptop e ver as informações que tinha no celular ao conectá-lo via USB… porém, como fazer para trazer os contatos do Outlook para o MPE e então colocar no celular?
abs e obrigado!

rapidoerasteiro - 8/fevereiro/2012

Você precisa configurar a sincronia, no item dos Contatos, pois o padrão do sistema é sincronizar os contatos do próprio MPE do computador com o celular.
Que tal uma olhada no manual/ajuda do software?
abs!

danielk - 11/fevereiro/2012

Muito obrigado!! Finalmente consegui transferir os contatos! abs

8. Eric F Santos - 26/fevereiro/2012

Bom dia! Instalei o programa e consegui sincronizar meus contatos e notas, porém não consigo atualizar o calendário do Outlook (64bit), aparece a mensagem “”Connection to Outlook failed!”” .
Quando entro no Celular – configurações – sincronização de calendários… Aparece as opções (My calendar e minha conta no Google). Grato pela ajuda!!!

9. Priscila - 31/maio/2012

ótima dica, obrigada!

10. Eduardo - 26/junho/2012

Vlw tava precisando muito saber disso

11. Paulo Roberto Durieux - 27/junho/2012

Consegui configurar como roteador wifi, o meu motorola defy+ já veio com um ícone chamado “roteador”, aí é só ativar o wifi do celular e do notebook e pronto.

sergio - 5/julho/2012

para usar como modem HSDPA (3G) basta usar ANCORAGEM USB que o micor se conecta no 3G.

12. Luiza Mara Leal - 14/agosto/2012

Vejo tantos comentários de conhecimento do assunto que ate me encabulo, mas, se estou nesse mar… em cada ambiente uso uma ferramenta: tablet, smatr fone e notebook, me enlouquece as informações fragmentadas. To quebrando a cabeça para entender o sncronismo. Consegui entre o tablet e o smart, mas do outlook no notebook para o smart não consegui apesar das dicas .
Help please!!!

Olivares Rocha - 9/novembro/2012

Venho de novo pedir socorro neste excelente fórum!!!
Preciso de uma ajuda urgente mas meu problema é com um GSII e o My Phone explorer:
Tenho vários backups feitos por este programa, e de repente meu smart deu pau. Apagou contatos. Sincronizava com 2 pcs e os contatos sumiram nos dois1 Fui fazer restauração de backup por este programa (que todos dizem se o melhor) mas não funfa. De 1332 contatos, de um backupa mais antigo, só restaura 862, menos que a última triagem que fiz apagando contatos desatualizados. Preciso urgente destes contatos de trabalho, mas não estão retornando. Já formatei o aparelho duzentas vezes, reinstalei o Kies, o MPE, em 3 computadores, mas a restrição de restauro de contatos permanece…Socorro!!!
Olivares@oi.com.br

13. walter - 20/abril/2013

Rapidoerasteiro, você já conseguiu fazer do seu celular um modem 3G? Com a atulização do android do Defy para a versão 2.2.2 eu consegui fazer ele funcionar inclusive via Bluetooth. agora quanto a sincronização dos contatos, ainda estou tentando achar uma solução melhor que a do MyPhone.

rapidoerasteiro - 24/abril/2013

Bem, depois de muito apanhar para o Android, acabei mudando para o iPhone.
Mas alguém poderia ajudar o nosso amigo?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: