jump to navigation

O preço de uma boa comunicação digital é a eterna vigilância 10/fevereiro/2011

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , ,
trackback

Errar é humano. Mais do que uma frase feita, é um fato porque simplesmente todos nós erramos uma hora ou outra.

Nas mídias sociais e principalmente no Twitter, erros cometidos por pessoas/perfis de destaque tendem a ser massacrados pelos respectivos seguidores, principalmente se forem erros básicos de escrita. Para quem duvida disso, resgato o famoso “caso Xuxa e Sasha”, ocorrido em 2009 e que terminou com o abandono da apresentadora do seu perfil no Twitter. E quem não lembra ou esqueceu, sugiro ler o comentário do Maurício Stycer, o relato no Hein,  além do próprio perfil da Xuxa (@xuxameneghel) que ainda está ativo, apesar de “congelado no tempo”.

Nesta semana, a Revista Super (antiga Superinteressante – @revistasuper) também deu a sua derrapada no Twitter. Porém, o final foi bem mais feliz que o da Xuxa. Eles publicaram o seguinte:

Com o erro na escrita da palavra mau-humor por “mal-humor”, os seguidores imediatamente começaram a “fazer barulho” , porque realmente a galera não perdoa. Porém, o final dessa história foi bem mais feliz porque o pessoal da Super parece que faz Comunicação Digital como se deve fazer. Alguns minutos depois veio a resposta, com uma boa dose de bom-humor:

A julgar pela resposta acima, dá para notar que o pessoal da Super não foi afetado pela genética do mau-humor.  Além disso, dá para perceber que eles estão indo além do “feijão-com-arroz”, que é colocar os links das matérias publicadar no site também no twitter. Fica claro que a Super está fazendo a parte mais importante em uma conversa, que é ouvir quem está “do outro lado” (o público, ou seja, nós).

É realmente um exemplo a ser seguido por pessoas e empresas que queiram se destacar nas mídias sociais. Não dá para esquecer que comunicação de verdade tem mão dupla, e que só assim se estabelece um verdadeiro diálogo e se cria um público fiel.

Moral da história: não apenas escrevei, mas também vigiai; ah, e sem perder a ternura… ;-)

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: