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FIAT surpreende em ação de comunicação 30/dezembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
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Fiquei realmente surpreso com a FIAT hoje.

A empresa está em plena campanha para divulgar o novo carro compacto, batizado de “Mio” (“Meu”, em italiano). Há algum tempo atrás eu me cadastrei no site criado para dar suporte à campanha de divulgação do então projeto de criação do Mio. De acordo com a ação, a ideia era coletar sugestões e impressões do público para embasar o desenvolvimento do projeto do carro.

Confesso que fiquei decepcionado com a usabilidade do site, cuja navegação não era lá muito intuitiva, não era muito fácil saber como colaborar com o projeto, exceto em momentos de interação explícita (pesquisas). Fora isso, a comunicação entre a FIAT e o público era bastante adequada, com newsletters e outros e-mails de divulgação mostrando a evolução do projeto do carro.

Hoje, para a minha surpresa, recebi pelo correio uma encomenda inesperada: um brinde da FIAT. Era algo muito simples, mas ao mesmo tempo criativo e significativo: uma lata com cookies personalizados (um deles tem impressa a logo do Mio na cobertura), acompanhados de um cartão de agradecimento. A “prova” (foto) está ao lado.

Foi uma forma muito original e significativa para agradecer a participação das pessoas (potenciais futuros compradores) no projeto do FIAT Mio. Além disso, o momento não poderia ter sido mais adequado. Segundo a montadora, foram mais de 17.000 participantes, que enviaram mais de 11.000 mil ideias.

Considerando que na média tivemos menos de 1 ideia por participante, minhas críticas quanto à usabilidade do site do projeto Mio parecem ter algum fundamento. Cabe aqui dizer que a campanha foi desenvolvida pela Agênciaclick-Isobar que, exceto por problemas pontuais como este, no geral também está de parabéns pela campanha do Mio.

Problemas à parte, creio que aqui temos uma lição importante que outras empresas e agências poderiam aproveitar: não dá mais para tratar a internet como uma mídia separada em relação aos demais canais de comunicação. A rede deve ser incorporada à estratégia global de comunicação da empresa, podendo inclusive ser o principal canal em campanhas específicas, como neste caso do FIAT Mio (que não tem aparecido com destaque na TV, por exemplo).

Ah, também cabe dizer aqui que os cookies são muito gostosos… hummmm ;-)

Foi uma boa surpresa para encerrar muito bem o ano de 2010.

E, aproveitando a ocasião, um excelente e feliz 2011 para todos!

Um abraço!

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