jump to navigation

Cadê o espírito natalino? Fui no shopping e não achei… 22/dezembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags:
trackback

O ano passou voando“… quase todo mundo ouve essa frase clichê. O fato, porém, é que isso é quase uma verdade universal, pois com o ritmo de vida que temos mal dá tempo mesmo de ver o tempo passar.

Hoje eu gostaria de falar sobre algo um pouco diferente. Já faz alguns anos que eu me antecipo e faço todas as compras de Natal em Novembro, para evitar os atropelos de última hora. Com isso, nessas últimas semanas posso me dar ao luxo de apenas observar o movimento. Depois de uns 2 anos nessa tarefa de “observação”, eu já tenho uma piadinha irônica na ponta da língua para dizer a quem vai a algum shopping center nessa época do ano, véspera de Natal: o “bonito” de ver nesses dias é o espírito natalino das pessoas, a educação, o “amor no coração” e o respeito pelo próximo

Já recebi uma série de cartões e e-mails de fim de ano, com textos bonitos que trazem os conceitos de boa-vontade, respeito ao próximo, amizade, fraternidade, etc. Mas é só sair de casa que vemos que o texto que nos é enviado não sai do papel ou da tela do computador. O “espírito natalino” que vemos nas ruas hoje é mais ou menos assim: um empurrando o outro nas filas; um xingando o outro no trânsito (dar a vez para trocar de pista, ou passar no cruzamento, nem pensar!); as caras amarradas; as brigas; a gritaria, a baixaria e outros comportamentos afins.

Aí eu me pergunto o seguinte: já que estamos em época de Natal, onde está a cortesia, o sorriso, a paciência? Cadê o respeito e o bom humor? Claro que são perguntas meramente retóricas, cujas respostas já sabemos de cor, basta observar um dia ou uma hora de movimento em qualquer shopping center ou supermercado do Brasil ou do mundo para conferir o “espírito natalino” que relatei acima.

Com isso, fica bastante claro que perdemos o Espírito do Natal em algum lugar entre a correria do dia a dia e a nossa vontade quase infantil de “ter” e “comprar”. Perdemos, na verdade, a boa vontade uns com os outros e, de sobra, o nosso bom humor.

Sem ser romântico ou saudosista, fica aqui a sugestão de tentarmos resgatar pelo menos um pouco desse espírito de respeito pelos outros, de tolerância e, por que não, de simpatia pelas pessoas que estão ao nosso redor. De forma bastante prática, fica a sugestão: se você chegou a este blog e chegou até aqui na leitura deste post, que tal lembrar de ter um pouco mais de paciência com as outras pessoas, mesmo aquelas que não conhecemos? Ceder um espaço no trânsito, na fila do elevador no shopping, ou mesmo dar um simples bom dia.

Na minha modesta opinião, creio que muita gente acaba se afastando do real motivo de Natal, que é Jesus Cristo, porque simplesmente não entende direito a mensagem dEle. E a mensagem é muito mais simples e direta do que muitos mostram: Jesus só quer que vivamos de bem uns com os outros, com respeito mútuo e recíproco.

E por falar em respeito, me lembrei hoje de um amigo meu da Tanzânia, muçulmano, que há uns 3 anos atrás me falou algo do qual jamais me esquecerei, uma verdadeira lição. Ele me disse algo assim: nós muçulmanos admiramos muito Jesus Cristo, ele foi realmente um enviado de Deus (Alá). Uma bela demonstração de respeito e tolerância com os cristãos, não é mesmo? E será que nós, cristãos, temos essa mesma tolerância e respeito com os muçulmanos?

Assim, com essa pequena reflexão, deixo aqui o meu Feliz Natal a todos! Cheio de bom humor, alegria e harmonia.
Vamos rir mais! (não é propaganda!) ;-)

Comentários»

1. Luciano - 27/dezembro/2010

O espírito Natalino foi trocado pelo dinheiro, presentes, inveja a má vontade…. Vemos pessoas infelizes fazendo de conta que estão vivendo o Natal. Mas que Natal? O da Televisão que mostra promoções de Final de ano para pagarmos em várias vezes? Todo mundo sabe o que é o Natal mas preferem viver o Natal dos comerciantes e dos programas de TV que é totalmente diferente.


Deixe um comentário

