jump to navigation

Aproximando as Empresas das Universidades (e vice-versa) 14/novembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , , ,
trackback

Trabalhar e estudar realmente não é uma tarefa fácil. E fica mais complicada quando tentamos aplicar no nosso trabalho conhecimentos “fresquinhos” que acabamos de aprender, mas não temos respaldo na empresa.

Esta é uma reclamação muito frequente nos alunos que conheço, gerando frustrações em muitos deles. Infelizmente, há um preconceito muito grande do mercado em relação às Universidades e Faculdades, com frequentes acusações de que os acadêmicos sabem as coisas somente “na teoria”, e que na prática as coisas são muito diferentes.

Nas empresas Brasileiras, especialmente nas micro e pequenas, “colocar a mão na massa” é a prioridade número um. E é algo compreensível, já que a competitividade hoje é global e a cada dia mais acirrada. Porém, também são frequentes os erros, principalmente quando as pessoas confiam mais “no seu taco” e na sua intuição do que nas experiências documentadas em livros, artigos e pesquisas realizadas por diferentes instituições. E o pior é que, muitas vezes, o comportamento teimoso persiste.

Por outro lado, a “academia” (estou falando das escolas superiores) também têm a sua parcela de culpa. Durante muito tempo os cursos superiores praticamente ignoravam as empresas, desenvolvendo pesquisas quase que completamente acadêmicas, criando conhecimento sem criar inovações consistentes. Esta situação tem reflexos até hoje. Prova disso é que mesmo sendo um dos países com maior produção científica, ao mesmo tempo o Brasil também é um dos que menos inova e registra patentes de inovações. Por isso, ainda atualmente vemos um grande preconceito do mercado em relação ao conhecimento desenvolvido nas universidades, enquanto que muitos cursos não fazem muita questão de se aproximar das empresas.

Ainda bem que as coisas estão mudando. E eu estou tendo exemplos concretos desta mudança. Alguns deles eu tive a oportunidade de ver durante as apresentações de Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Administração na Estácio de Sá de Santa Catarina, onde sou professor. Absolutamente todos os trabalhos que vi representaram a aplicação prática da metodologia científica em empresas, a maioria de pequeno porte. Todos os alunos com os quais tive a oportunidade de conversar também relataram que as empresas gostaram dos resultados das pesquisas, sendo que muitas delas irão efetivamente implantar (e algumas já implantaram) as sugestões dadas pelos alunos nos seus trabalhos.

Boa parte da solução deste problema também está a cargos dos alunos e professores, principalmente no sentido de adequar o conhecimento aquirido da Faculdade ao universo e às necessidades de cada empresa. Um dos maiores pecados é tentar levar “receitas prontas”, sendo que cada empresa é um caso diferente e merece adaptações para que os resultados sejam atingidos. Muitas vezes isso acontece principalmente pela empolgação dos alunos em ver que estão aprendendo coisas úteis e que podem ser aplicadas no seu trabalho. E é aí que os professores devem entrar, para “colocar os pés no chão” e dar uma orientação sobre o melhor caminho a seguir.

Somando com tudo isso, também podemos dizer que o Governo está fazendo a sua parte. Entidades como a FINEP (www.finep.gov.br) e as Fundações Estaduais para o incentivo à pesquisa, cada vez mais estão disponibilizando recursos para que empresas e instituições de pesquisa desenvolvam inovações. Ou seja, buscando criar produtos e melhorias palpáveis, utilizando os conhecimentos disponíveis nas Universidades.

Com isso tudo, parece mesmo que a Inovação é o ponto de convergência entre as Empresas e as Universidades.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: