jump to navigation

Sounds of the Digital Resistance 9/novembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Artes, Internet.
Tags: , , , , , ,
trackback

Sounds of the Digital Resistance – MP3 from Audiogalaxy.com, ou “Sons da Resistência Digital – MP3 do Audiogalaxy.com”. O ano é 1.999, a bolha da internet estava por explodir, o Napster ainda era uma startup quase desconhecida e o compartilhamento digital de músicas era algo ainda bastante restrito, principalmente em tempos de conexão internet com linha discada. Me lembro que, na época, eu “ripava” (baixava) músicas de CDs em formato MP3 para não precisar ficar trocando os discos quando queria ouvir música no computador. Mas o compartilhamento de músicas era algo ainda bastante restrito.

O site Audiogalaxy.com é mais lembrado por ser um clone do Napster. Para quem não se lembra de nenhum dos dois, o Napster foi o aplicativo para compartilhamento de músicas e arquivos P2P mais famoso da década passada, até ser literalmente “engolido” pelas ações judiciais da indústria do entretenimento dos EUA. O Audiogalaxy.com, que disponibilizava o aplicativo “Satellite” foi no mesmo caminho, porém não teve a “sorte” de ter sido comprado por um grande grupo de investidores, como o que aconteceu com o primo famoso, o Napster. Assim, coberto por uma avalanche de ações judiciais, o Audiogalaxy praticamente saiu de cena logo após 2.002.

Porém, a História não tem sido justa o suficiente com o Audiogalaxy, na minha opinião. Creio que posso dizer isso porque participei de um feito histórico promovido por este mesmo site. O ano era 1.998, a internet como meio de divulgação digital de músicas estava apenas engatinhando. Na época, eu tocava com o Stonkas y Congas, banda sobre a qual já falei aqui neste blog.

Nós recém tínhamos lançado no nosso CD Single com 4 músicas, produzido pelo mestre e amigo Nelson Meirelles, que na época já tinha no currículo bandas como Cidade Negra e O Rappa. Como toda banda independente, estávamos procurando um espaço para divulgar o nosso trabalho. E eu na época me deparei com o Audiogalaxy, que oferecia espaço para hospedagem do site e de músicas em MP3 para Bandas e Gravadoras independentes, entre outras coisas.

Para a minha surpresa, poucas semanas depois de ter publicado o site e as músicas dos Stonkas, o próprio pessoal do Audiogalaxy fez uma review das músicas do CD, trazendo uma crítica bastante positiva, aliás. E para uma surpresa ainda maior, algum tempo depois recebi um pedido de autorização para publicar uma das nossas músicas na “primeira coletânea mundial de MP3”, segundo eles mesmos.

Algum tempo depois recebi em casa uma cópia do CD Sounds of the Digital Resistance – MP3 from Audiogalaxy.com, cuja capa está aqui ao lado (foi a única foto que sobreviveu para contar a História). Realmente, trata-se de uma coletânea mundial de músicas em formato MP3, gravadas por artistas independentes de todo o mundo, uma verdadeira proeza do Audiogalaxy e, até onde se sabe, foi o primeiro álbum do gênero em todo o mundo. E, como sempre tem um brasileiro em tudo neste mundo, Stonkas y Congas é a banda representante do Brasil, diretamente de Florianópolis/SC.

Achei importante adicionar este capítulo à História da internet, pois não encontrei nada quando procurei o CD no Google e no Bing. Não sei se serei lido, nem se esta informação será acrescentada nas páginas que contam a história do Audiogalaxy e do compartilhamento de MP3 na rede. Mas pelo menos fiz a minha parte.

Ainda sobre o Audiogalaxy, faz poucas semanas o site foi “ressuscitado” por alguns dos seus fundadores, com um aplicativo que permite que você ouça as suas músicas em MP3 de qualquer lugar do mundo (inclusive no celular), via streaming, ao vivo. Parece ser interessante, mas será que vai pegar?

Anúncios

Comentários»

1. Rahel - 10/novembro/2010

Cara! Você é um tipo de Forrest Gump!?

… que coisa maluca isso!
run Marcus, run.

rapidoerasteiro - 10/novembro/2010

Cara, desenterrei este CD do Audiogalaxy e me lembrei disso na semana passada.
A história é essa mesmo que vc leu aqui.
Olha, coincidência ou não, só sei que foi assim…

2. rubens - 20/março/2011

como eu faço para ter o cd dos stonkas & congas, que era vendido no Audiogalaxy

rapidoerasteiro - 21/março/2011

Fala Rubens, tudo certo?
Então, o CD do Stonkas não chegou a ser vendido no Audiogalaxy, as músicas foram disponbilizadas gratuitamente por nós lá.
Uma das músicas (O Sapo do Rio Vermelho) você pode baixar aqui.
Quando tiver mais músicas, aviso.
Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: