jump to navigation

Planejamento Estratégico Ágil 27/outubro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , , ,
trackback

Um fato inegável nos dias de hoje é que a maior parte das organizações, públicas e privadas, estão com problemas na execução dos seus Planejamentos Estratégicos. Não tenho as informações estatísticas precisas, mas diversos artigos e pesquisas indicam que esta afirmação é uma realidade.

Por outro lado, pensar Estrategicamente, visando o longo prazo, nunca foi tão importante, uma vez que cada vez mais se deseja que as organizações tenham longevidade. Práticas como Governança Corporativa, Inteligência Competitiva,  e o próprio Planejamento Estratégico, entre outras, estão aí para comprovar isto.

A partir desta situação temos um verdadeiro dilema: como pensar Estrategicamente se o Planejamento Estratégico não está funcionando?

Tal questão quase que “existencial” levou e leva uma série de especialistas a buscarem soluções para o problema. E praticamente todos eles chegam a uma conclusão: o problema está, principalmente, no atual método para se construir o Planejamento Estratégico.

Para quem não está familiarizado com o assunto, há diferentes métodos sugeridos para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico, mas via de regra, parte-se do conceito “waterfall”, ou “em cascata”. Grosso modo, este conceito considera o desenvolvimento de um grande plano, para depois partir para a sua execução. E este plano considera criar idéias como Visão Estratégica, Valores, Missão, Macro Objetivos, Estratégicas, Objetivos, Metas, etc.

E o problema parece estar bem aí mesmo: como planejar detalhadamente as ações para um longo prazo (5 anos ou mais) em poucos meses, se o mundo anda mudando em uma velocidade cada vez maior?

O que temos visto é exatamente isto: organizações de todos os tipos precisam praticamente refazer seus planos estratégicos de tempos em tempos, justamente porque as houve grandes mudanças que praticamente invalidaram o plano.

Claro que há outros problemas que podem interferir no planejamento, tais como falta de disciplina, falta de monitoramento da execução do plano, falta de recursos, etc. Mas, sem dúvida, o mais comum é que o próprio plano acabe sendo o centro dos problemas.

Como eu também acabou tendo contato com um ou outro caso similar a este, fui pesquisas e encontrei o artigo “Should you build Strategy like you build Software?“, de Keith MacFarland, publicado pela MIT Sloan Management Review. Resumidamente, o autor resolve aplicar as práticas do Desenvolvimento Ágil de Software para o desenvolvimento e a execução de Planejamentos Estratégicos.

O processo sugerido (e aplicado) descrito no artigo realmente traz uma luz para o planejamento estratégico. O autor pode não ter sido o primeiro a trazer a ideia de utilizar o modelo em espiral, mas certamente foi o que o fez de forma mais clara e realista. E é importante destacar que ele não prega nenhuma “receita de bolo”, mas algumas quebras de paradigmas que os gestores precisarão realizar. Destaco as principais mudanças sugeridas:

  • Substituir o processo altamente estruturado e analítico de planejamento e de revisões anuais por iterações mais frequentes e menores, que permitam o desenvolvimento iterativo das estratégias.
  • Desenvolver um conjunto fundamental de estratégias e repassá-las para as mãos dos gestores, que devem executá-las de forma colaborativa.
  • Incluir no processo “pensadores” e “executores” de diversos níveis da organização.
  • Permitir acesso de todas as pessoas da organização ao “código-fonte” das estratégias, atualizando a todos com as informações estratégicas mais recentes, e incentivando que todos colabores com o processo.
  • Ver as estratégias como ideias que podem ser moldadas, refinadas e corrigidas de acordo com o aprendizado da organização.

Após a leitura do artigo, dá para ter algumas idéias sobre como implantar essas práticas em cada caso. Ao meu ver, mais do que implantar um processo de Planejamento Estratégico Ágil, a organização tem a oportunidade de fazer um Planejamento Estratégico Humanizado, já que as pessoas são e sempre serão os principais vetores para o seu sucesso.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: