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Pessoas: o quinto “P” do Marketing 5/outubro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
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O título desse post pode não ser lá muito novidade para aqueles que têm afinidade com a área do Marketing. Porém, conheço muita gente que deveria saber, mas não sabe (ou esqueceu).

Para quem está “boiando”, o Marketing pode ser entendido com a “soma” de 4 P`s: Produto, Preço, Ponto (de venda), e Promoção.

De cara, ao ler isto já vemos que muitas vezes se menciona o Marketing como sendo apenas o último “P” acima: Promoção. Na verdade, a promoção ou propaganda é apenas a última parte de uma cadeia de acontecimentos.

Marketing vem do inglês “Market”, que significa Mercado. Portanto, Marketing pode ser entendido como “oferecer algo ao mercado”. E, para oferecermos algo, precisamos responder algumas perguntas:

  • O que vamos oferecer? (Produto)
  • A quanto podemos vender? E quanto vai custar? (Preço)
  • Onde vamos vender? (Ponto)
  • Como vamos divulgar? (Promoção)

Realmente, falta uma pergunta aí: para QUEM vamos vender? E é aí que o quinto “P” entra. As Pessoas são a parte fundamental desta cadeia, pois somos nós que compramos os produtos, seja para nós mesmos ou para as empresas onde trabalhamos.

Pegando carona neste tema, li hoje um artigo muitíssimo interessante no Blog do Indio Brasileiro, com o título “Engajar, verbo regente do novo marketing“. No texto, ele lembra como é importante considerarmos as Pessoas no universo do marketing.

O mais interessante é que ele destaca que nossos produtos e serviços devem acompanhar a evolução do nosso público. E ele usa o próprio filho como exemplo, mostrando a naturalidade com que as crianças e jovens de hoje lidam com as novidades tecnológicas, ao contrário dos mais velhos.

Ou seja, o elemento de mudança está fortemente presente quando vamos oferecer algo ao mercado. Por isso, é fundamental conhecermos QUEM é o nosso cliente, pois independentemente da idade, todos temos nossas preferências, gostos, crenças, valores, e todos nós também mudamos/evoluímos ao longo das nossas vidas.

E deixo aqui uma parte do texto, quando o Indio fala sobre a “moda” que parece ter pego a maioria das marcas, entrando de qualquer jeito nas mídias sociais:

Se neste primeiro momento as empresas estão em uma corrida desenfreada para demarcar seus territórios digitais, o grande desafio já está passando a ser não o de ter milhares de seguidores nas mídias sociais, mas como acessar os seguidores certos, aqueles que são capazes de reverberar opiniões positivas sobre suas marcas.

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