jump to navigation

e-Políticos versus e-Oportunistas 5/outubro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , , ,
trackback

Passado o primeiro turno das eleições, certamente nossas caixas de e-mail agradecerão pela redução significativa do Spam eleitoral, ou lixo eletrônico. Aliás, realmente a campanha política brasileira gera muita sujeira nas ruas, no sentido literal da palavra, e isso naturalmente se propagou para os meios eletrônicos.

Pois bem, com boa parte dos candidatos a Governador eleitos em primeiro turno, teremos apenas poucas campanhas neste mês de Outubro, sendo a principal delas obviamente a campanha em segundo turno para a eleição Presidencial.

A partir de hoje, 3a feira, as manifestações políticas voltam a ser permitidas de acordo com a Legislação Eleitoral vigente. Com isso, aqueles que utilizam a internet com frequência terão a chance de descobrir quais são os candidatos oportunistas dos que realmente querem ter uma postura diferente, melhor.

Explico: esta foi a primeira campanha eleitoral na qual a internet foi utilizada de forma mais intensiva pelos candidatos. Não quero aqui discutir os resultados do uso da rede (já escrevi sobre isso em outro post), mas o fato é que nunca se viu uma proliferação tão grande de Sites e Blogs de candidatos com seus respectivos perfis nas mídias sociais, com destaque para o Twitter, seguido de perto por Orkut e Facebook. Isso sem falar, obviamente, nas mensagens de propaganda política enviadas por e-mail, em grande parte sem a permissão dos destinatários.

E o que acontecerá com esses sites, blogs e perfis de políticos? Será que continuarão a se comunicar com o público, ou simplesmente ficarão “mudos” ou “fora do ar”? E é a partir dessas respostas que poderemos descobrir quais são aqueles políticos que realmente têm a intenção de estabelecer uma comunicação melhor com o seu público utilizando as ferramentas da internet.

Minha intuição diz que a absoluta maioria dos candidatos, eleitos ou não, irá simplesmente “sumir do mapa” da web. Até porque, sejamos honestos, a maior parte dos candidatos não tem a menor ideia sobre como utilizar essas novas tecnologias, que eram operacionalizadas por assessores que foram dispensados com o fim da campanha.

Então meus amigos e amigas, para aqueles candidatos cujas campanhas se encerraram, sugiro um “protocolo” para detectarmos sintomas de oportunismo digital em políticos, a ser aplicado nas próximas semanas:

  • Site voltou ao ar com layout novo e contina tendo atualização periódica?
  • Twitter continua ativo e com atualização periódica?
  • Perfis do Facebok e/ou do Orkut continuam ativos e com atualização periódica?
  • O político continua enviando comunicação periódica por e-mail?
  • No caso de político eleito, ele envia periodicamente e-mail com informações sobre a sua atuação no cargo?
  • Os e-mails enviados para o político são respondidos?

No caso de mais de 4 respostas “NÃO” às perguntas acima, temos casos graves de puro Oportunismo digital. E, aposto, esses devem ser os mesmos políticos que se dizem decepcionados com a internet nesta campanha.

Por outro lado, caso tenhamos mais de 4 respostas “SIM” para as perguntas acima, há uma grande chance de que tenhamos um político diferenciado e que deve ser obervado de perto, já que pelo menos está se preocupando em manter uma comunicação estreita com o seu público. Políticos como esse certamente terão resultados positivos no uso das ferramentas da internet, pois descobriu que a chave do sucesso está principalmente na consistência das ações e da comunicação pela rede, estabelecendo laços de confiança.

Finalizo parafraseando o velho ditado: “Quem viver, tuitará“.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: