jump to navigation

O milagre da multiplicação de linhas de Celular 21/setembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , , , ,
trackback

Nesta semana a ANATEL está alardeando que o Brasil ultrapassou a marca de 189 milhões de assinantes de celular, conforme matéria do IDGNow. De carona nesta notícia, alguns analistas projetaram que em breve teremos mais linhas de celular do que habitantes no país, o que me deixou meio desconfiado.

Tudo bem, hoje telefonia é algo acessível e com os celulares pré-pagos, que representam mais de 80% do total de linhas, realmente todo mundo pode ter seu celular. E muita gente também possui dois aparelhos ou até mesmo mais do que isso. Porém, fiquei com uma pulga atrás da orelha quando me lembrei da quantidade de chips que tenho em casa.

Explico: recentemente, fiz a portabilidade para outra Operadora de Telefonia Celular de 3 linhas que a minha família utiliza, todas elas em planos pós-pagos (ou seja, com Conta). Na ocasião, fomos “presentados” com nada mais nada menos que 6 chips pré-pagos, que foram ativados na própria loja. Perguntei para alguns amigos e percebi que isto é prática comum nas operadoras e, com isso, ficou no ar uma pergunta: será que este número de linhas propagandeado pela ANATEL considera apenas linhas efetivamente Ativas, ou também considera essas linhas que são dadas “de brinde”?

Creio que a resposta a esta pergunta seja bastante importante, por alguns motivos:

  1. Se a ANATEL não estiver fazendo um filtro das linhas efetivamente utilizadas, a informação do percentual de linhas pré-pagas em relação ao total que hoje está em pouco mais de 80% pode não ser tão grande assim.
  2. Se a ANATEL não estiver fazendo um filtro das linhas efetivamente utilizadas, a informação sobre o próprio total de linhas pode ser algo irreal. No meu caso, por exemplo, ao invés de contabilizar 3 linhas que são efetivamente utilizadas, a ANATEL pode estar contabilizando 9 linhas (com as 6 que levei “de presente”), três vezes mais do que a realidade.

Considerando esses riscos, é fundamental que a ANATEL revele como coleta os indicadores relativos à Telefonia Celular, sob o risco de estar induzindo todo o mercado a erros.

Na mesma notícia do IDGNow que mencionei acima também aparece as informaçõs da participação de cada uma das maiores operadoras no mercado: Vivo e Oi perdendo participação, Claro estabilizada, e TIM crescendo. O mais importante, porém, é que a diferença entre essas 4 grandes operadoras está diminuindo, tendendo para uma distribuição igualitária. E este tipo de equilíbrio, que pode demostrar um Cartel mal disfarçado, não é nada interessante para nós consumidores.

Por essas e outras, não é a toa que temos as tarifas de telefonia celular mais caras do mundo, com serviços de qualidade mais do que questionável.

Ou seja: ANATEL, abre o jogo! Ah, e vê se faz alguma coisa para estimular mais a concorrência!

Anúncios

Comentários»

1. O milagre da multiplicação de linhas de Celular « Blog Rápido e … | Telecomunicações no Brasil - 21/setembro/2010

[…] Go here to read the rest: O milagre da multiplicação de linhas de Celular « Blog Rápido e … […]

2. couro ecologico - 23/setembro/2010

Muito bom esse post!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: