jump to navigation

Autoavaliação gerencial, ou “PDCA pessoal” 9/setembro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , , ,
trackback

Recenetemente me inscrevi para receber os boletins do site Bnet (www.bnet.com), um canal da rede CBS exclusivamente voltado a negócios. Nesta semana dois artigos do colunista Steve Tobak me chamaram a atenção: “10 lies managers tell themselves” (10 mentiras que os gestores contam a si mesmos) e “7 signs you may be a bad manager” (7 sinais de que você pode ser um mau gestor).

Confesso que não sou muito fã desses rankings que resumem problemas super complexos a meia dúzia de itens. Não é preciso ser muito experiente para descobrir que na vida profissional a máxima “cada caso é um caso” é mais do que verdadeira. Porém, as questões levantadas por Tobak dão boas dicas para, pelo menos, iniciarmos uma autoavaliação sobre como estão as nossas competências gerenciais.

Vamos começar pelos 7 sinais que podem mostrar que você não é um gerente tão bom quanto pensa (aliás, se você já se acha um excelente gestor, já está na hora de rever seus conceitos…):

  • Sua equipe não está produzindo o que poderia
  • Seu superior está aumentando a pressão sobre você
  • Seus aliados estão se distanciando de você
  • Você está sendo mais chefe do que líder
  • Suas decisões não estão trazendo o resultado esperado
  • Seus relacionamentos pessoais estão se deteriorando
  • Sua equipe está insatisfeita

Fácil de ver várias obviedades na lista acima, mas muitas vezes realmente nós não conseguimos enxergar coisas assim. O estresse, a pressão, a correria, entre outros fatores, às vezes embotam a nossa visão. Por isso é muito importante sempre reservarmos um tempo para autoavaliação.

Agora, o pior caso acontece quando a pessoa tenta disfarçar seus defeiros criando fantasias. Ou, como diria o falecido Renato Russo em uma de suas músicas “mentir prá si mesmo é sempre a pior mentira“. Vejam quais são então as 10 mentiras que os gestores contam a si mesmos:

  • “Eu sei o que os clientes querem”
  • “Nós temos o(a) melhor …” (complete a frase com expressões como tecnologia, marketing, serviços, produto, etc.)
  • “Isto vai se resolver naturalmente”
  • “Nossos clientes nos adoram”
  • “Minha equipe me adora”
  • “O que não é visto, não é lembrado”
  • “Isto é para o próprio bem deles(as)”
  • “Os fins justificam os meios”
  • “Eu sei o que os executivos querem”
  • “A empresa é minha, e ponto” (no caso de donos de pequenos negócios)

Ao ler este segundo ranking fica mais fácil perceber por que não sou muito chegado a esse tipo de matéria. Por exemplo, o itens “minha equipe me adora” poderia ser perfeitamente excluído, pois um nível de narcisismo assim realmente não é o mais comum e não deveria estar entre “os 10 mais”.

Por outro lado, há itens bastante comuns. “O que não é visto não é lembrado”, por exemplo, é muito usado para esconder problemas com os quais não se quer lidar (“varrer a sujeira para baixo do tapete”). Outro muito comum é o “isto é para o seu próprio bem”, muito utilizado para amenizar crises de consciência trazidas por decisões difíceis como demissões.

Enfim, os dois rankings têm algo muito interessante em comum: atitude arrogante. Há inúmeros exemplos de como a arrogância pode acabar com uma carreira profissional e/ou até mesmo com uma empresa inteira. E em tempos de valorização do “autogerenciamento”, essas dicas acabam valendo para absolutamente todos.

O que fica, a meu ver, é a lição de que devemos exercitar a nossa humildade diariamente, implantando um processo pessoal de melhoria contínua, um “PDCA pessoal” (para quem se interessa sobre o assunto, já escrevi sobre PDCA aqui neste blog).

Anúncios

Comentários»

1. couro ecologico - 23/setembro/2010

Muitos custam a enxergar a verdade….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: