jump to navigation

Jingles Eleitorais 2010 – o início 30/julho/2010

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , , , ,
trackback

Para abrirmos a tradicional série de posts sobre jingles (músicas temáticas para comerciais) que normalmente faço durante as eleições, vamos começar com o “mainstream”, as estrelas das eleições de 2010: Dilma Roussef, Marina Silva (damas primeiro) e José Serra. Para facilitar o acesso e manter uma “memória”, também estou disponibilizando as músicas para download neste ano.

Conforme manda a boa educação, vamos começar com as damas, e em ordem alfabética.

Dilma Roussef, do PT: a música (link para baixar o jingle) está muito bem produzida, o que era de se esperar de um jingle para uma das principais concorrentes à Presidência da República. A música tem muitos elementos de música Paraense, lembrando muito o “tecnobrega”. Para quem estiver duvidando, sugiro assistir ao vídeo “Os ritmos do Pará”, no Youtube.

Acho que o jingle de Dilma tenta passar muitas mensagens ao mesmo tempo, tanto que não consegui fixar uma ideia sobre a candidata mesmo depois de ouvir umas três vezes a música (é dura essa vida de analista de jingles…). Idéias como amor, cidadania, continuidade, além do óbvio link com o Presidente Lula, estão presentes de forma bastante misturada. Também faltou um refrão “pegajoso”, na minha opinião.

Vamos à outra dama presente na disputa, Marina Silva (link para baixar o jingle). O instrumental com os violões está muito bonito, lembrando as “modas de viola”. Destaque também para o vocal masculino com timbre muito parecido com Milton Nascimento. Porém, dois detalhes me incomodam nesta música: primeiro, os vocais nas estrofes estão bastante desafinados, o que inconcebível para uma campanha presidencial (falha da produção); segundo, pessoalmente não gostei do refrão, principalmente da expressão “Marineiro”. Enfim, acho que este jingle vai cumprir o seu papel, mas poderia ser muito melhor. E fica a sugestão para a criação de uma versão mais “animada” porque mesmo sendo bonita, a música da campanha de Marina não “levanta” o povo.

Agora vamos ao principal cavalheiro na disputa, José Serra (link para baixar o jingle). Tal como o jingle de Dilma, a música também é muito bem produzida, porém achei que exageraram na eletrônica, com muitos timbres sintetizados, como os metais que poderiam ter sido gravados a partir de instrumentos acústicos. Claramente a música bebe da fonte dos grandes jingles institucionais, com letra cantada por um grande coral para dar um “corpo” extra à mensagem da letra.

Quanto ao ritmo, puxa muito para o Nordeste, lembrando muito músicas de carnaval tocadas em trios elétricos, tipo Chiclete com Banana ou Asa de Águia. Quanto à letra, acho que o pessoal acertou em cheio. Já na primeira vez que ouvi a música ficou ecoando na minha mente a palavra “Serra” de forma quase hipnótica. Realmente, a palavra é citada exaustivamente durante toda a música, num estilo “repetitivo” tipo Arnaldo Antunes.

Enfim, este é o primeiro de uma série de posts que pretendo produzir sobre o tema neste ano. Com certeza, aparecerão muitos destaques positivos negativos, além de coisas bastante engraçadas, como em toda eleição. Realmente, esta promete ser uma atividade bastante interessante.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: