jump to navigation

Mais Serviço, menos Autoridade 1/julho/2010

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Gestão.
Tags: , , , ,
trackback

Algo realmente precisa ser feito em relação à Gestão Pública no Brasil. Em todos os níveis vemos uma quantidade absurda de erros e abusos cometidas por servidores públicos, como o que foi mostrado nesta semana (dia 28 de junho) pelo CQC no quadro “Proteste Já” em São Bernardo do Campo/SP. Resumidamente, ao lado de uma escola pública há um barranco que está prestes a desmoronar, com o agravante de abrigar um estacionamento de caminhões no seu topo e estarmos numa época de chuvas, mas ninguém parece estar preocupado com isso.

Neste caso, está tudo errado: erram os peritos da prefeitura, o empresário que de forma muito cômoda aceitou o Alvará e instalou o estacionamento, a diretora da escola, a guarda municipal, o secretário de educação, o prefeito Luiz Marinho (PT), os sempre presentes “assessores”, e erra a população da cidade que claramente votou mal. Só acertam os pais de alunos, que estão buscando formas de resolver o problema.

Durante a reportagem, depois de tentar conversar com a Diretora da escola – digo “tentar” porque a mulher mais se enrolou do que conversou -, o repórter/humorista Danilo Gentili acaba sendo detido pela polícia numa demonstração de abuso de autoridade como poucas. Daí em diante, tudo fica terrível. A postura omissa e arrogante de todos os servidores públicos envolvidos nessa história é mais uma vez vergonhosa, principalmente porque nessas horas essas pessoas se acham no direito de serem Autoridades públicas, esquecendo a quem devem servir em primeiro lugar. E vejam, o atual prefeito da cidade, Sr. Luiz Marinho (PT), já foi Ministro de duas pastas do Governo Lula! Que “beleza” de ministro, hein?!

Por essas e outras posturas, não me admiro com o desânimo que toma conta dos Servidores Públicos que tentam fazer a sua carreira. Apesar do grande atrativo da estabilidade e da segurança, os empregos Estatais via de regra oferecem pouco ou nada em termos de desafio profissional, sem contar que os critérios de promoção a cargos de Gestão não são nada técnicos. Ou seja, tudo conspira para “matar” a motivação dessas pessoas.

Para mudar isso, não tem outro jeito a não ser trocarmos os Gestores Públicos que são eleitos pelo voto popular e, infelizmente, o fato é que o Brasileiro vota mal. Prova disso é a qualidade dos Vereadores, Prefeitos, Deputados, Governadores, etc., péssimos na sua mais absoluta maioria. Parte dessa qualidade ruim vem do fato de que as equipes trazidas por esses gestores eleitos também é de péssima qualidade. Nesse momento, me solidarizo com os servidores públicos de carreira, pois se esforçaram para passar em um concurso (e os concursos estão cada vez mais concorridos), mas raramente têm a chance de evoluir na estrutura da organização, pois a maior parte dos cargos de liderança acabam sendo ocupados pelos famosos “Comissionados”, que muito bem poderiam ser chamados por “paraquedistas”.

Enfim, minha esperança é que os Servidores Públicos que estão iniciando a sua carreira não caiam na armadilha da acomodação, e tentem mudar essa situação. E que, por fim, as pessoas tenham um pouco mais de interesse nos rumos da sua cidade, Estado e do seu País. Depois, não adianta reclamar…

Ah, e para quem ficou curioso sobre o episódio, seguem abaixo os vídeos mostrando o absurdo em São Bernardo do Campo/SP:

Parte 1:

Parte 2:

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: