jump to navigation

Você está vendo todas as mudanças ao seu redor? 25/junho/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , ,
trackback

A resposta da maior parte das pessoas à pergunta acima será certamente um sono SIIIMMMM!!! No entanto, os fatos mostram que a realidade é bem diferente. Na verdade a maior parte das pessoas não está enxergando as mudanças que acontecem “de baixo do seu nariz”.

Não querer admitir pontos fracos para os outros é normal, mas torna-se um problema quando a pessoa tenta se enganar. E os fatos têm mostrado que, infelizmente, a absoluta maioria das pessoas tem imensa dificuldade em enxergar ou em interpretar as mudanças que estão ocorrendo no seu próprio ambiente. E as mudanças podem ser desde pequenas coisas triviais quanto questões complexas e estratégicas, relacionadas ao seu trabalho.

Os motivos parecem ser os mais diversos, indo desde a clássica resistência à mudanças até a terrível arrogância. Mas, pelo visto, há um importante elemento comum: falta de concentração.

O vídeo abaixo (em inglês) traz algumas informações e lições interessantes a respeito da “Change Blindness”, que pode ser traduzida como “Cegueira para Mudanças”.

Trazendo as questões levantadas no vídeo para a nossa vida cotidiana, com a avalanche de informações e estímulos (visuais e sonoros, principalmente) que recebemos hoje, realmente fica difícil separar o que é relevante. Com isso, perceber mudanças fica cada vez mais difícil, pois precisamos de uma concentração de monge, algo que somente poucos conseguem.

Bem, fica a dica: que tal um pouco de Inteligência Competitiva nisso tudo?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: