jump to navigation

Gestão de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos 25/março/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Tecnologia.
Tags: , , , , ,
trackback

Aqui na região de Florianópolis, que inclui municípios como São José, Palhoça e Biguaçu, também há uma tendência generalizada em capacitar profissionais em Gerenciamento de Projetos.  Com certeza isso é um ótimo sinal, demonstrando que profissionais de diversas áreas acordaram finalmente e estão buscando soluções para evitar problemas (atrasos, estouro de orçamento, imprevistos, etc.) nos seus projetos, principalmente nesta década que promete ser de grande crescimento para todo o país.

Ocorre que esta região também concentra diversas empresas da área da Tecnologia da Informação (TI) e, por ter profissionais que obrigatoriamente precisam estar atualizados, é o setor que mais demanda cursos de Gerenciamento de Projetos atualmente. A partir dessa realidade, há duas questões chave:

  1. A grande maioria dos cursos de Gerenciamento de Projetos não direciona seus conteúdos para áreas específicas. Com isso, temos turmas bastante heterogêneas, com profissionais de diversas áreas tais como Engenharia Civil, Comunicação, Administração e também Tecnologia da Informação. Dessa forma, o conteúdo acaba ficando um pouco “raso”, pois fica difícil atender aos interesses e particularidades de todas essas áreas profissionais.
  2. Ainda há grandes dificuldades para os profissionais entenderem o que é um Projeto efetivamente, e ver a importância de gerenciar bem um projeto no contexto do seu trabalho ou área profissional. Especificamente na área da TI, para entender a importância do Gerenciamento de Projetos também é necessário ter conhecimentos sobre outros assuntos relacionados, tais como Ciclo de Produtos de TI, Gestão Operacional de TI, padrões de serviços e segurança em TI, etc. E até o momento eu não tive conhecimento de nenhum curso que unisse esses conteúdos, pelo menos aqui em Santa Catarina.

A partir de várias conversas com meu colega e amigo prof. Abu (aliás, recomendo o http://blogdoabu.blogspot.com/) e a partir de uma oportunidade criada pela unidade da Universidade Estácio aqui de Santa Catarina, tivemos a idéia de criar um curso de pós-graduação que preenchesse essa lacuna para a capacitação de profissionais de TI. E, assim, foi criado o curso de pós-graduação lato sensu “Gestão de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos”.

Além de todas as disciplinas relacionadas ao Gerenciamento de Projetos de TI conforme as práticas do PMI, o currículo do curso vai além e também traz conteúdos em Gestão Ágil de Projetos de TI, Planejamento Estratégico, Segurança da Informação, Gestão de Processos, Governança de TI, Gerência de Qualidade de Software (CMMI e MPSBR), e Lean.

Os professores são mestres e especialistas com muita experiência prática no mercado de TI, boa parte deles com certificação PMP.

Enfim, deixo aqui a dica e, para quem se interessou, os detalhes estão na página da unidade da Estácio de Santa Catarina (www.sc.estacio.br).

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: