jump to navigation

Ubíquo 17/março/2010

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Ubíquo é realmente uma daquelas palavras da língua portuguesa que, além de soarem muito esquisitas, parecem que tem significado praticamente obsceno (isso sem falar nas possibilidades de piadas infames…).

Para esclarecer de uma vez por todas, vamos ao dicionário:

Ubíquo*
■ adjetivo
1    que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente
2    Derivação: por extensão de sentido.
que se difundiu extensamente; geral, universal

* fonte: dicionário Houaiss on-line

Então, ubíquo nada mais é do que algo que está presente no nosso dia a dia. Antes que alguém questione o porquê de eu estar falando difícil hoje, eu explico: uma das tendências para os próximos anos em termos de tecnologia é o que se chama “computação ubíqua“, termo que parece a remeter a alguma coisa de filme de ficção científica, mas que na verdade já está acontecendo nas vidas de todos nós.

Computação ubíqua nada mais é do que termos dispositivos computadores integrados ao nosso dia a dia, sem que nós tenhamos realmente consciência de estarmos cercados por essas máquinas. De acordo com os teóricos da área, num futuro muito não muito distante teremos dispositivos computadorizados em quase tudo nas nossas vidas: roupas, acessórios, implantes médicos, remédios, etc; e tudo isso sem nos darmos conta de que a nossa vida ficou, literalmente, computadorizada.

De uma certa forma, nós já estamos convivendo com esse conceito. Quem duvida disso, ou está com dificuldade de perceber, basta ver a quantidade de dispositivos que há nos carros, nos eletrodomésticos, além do telefone celular, maior expressão de computação ubíqua que temos hoje. E, junto com esse conceito, temos tantos outros, como realidade aumentada, realidade virtual, computação em nuvem, etc. etc. etc.

Para vermos um pouco mais além no tempo, vale a pena dar uma assistida a esse vídeo conceitual que a Nokia produziu sobre o assunto. Vale lembra que o vídeo é conceitual mesmo, o produto mostrado ainda não existe de fato (mas também não duvido que não demore muito a existir).

Anúncios

Comentários»

1. Motorola inova com o Atrix « Blog Rápido e Rasteiro - 28/abril/2011

[…] Ou seja, é mais um sinal de que a computação ubíqua se tornando realidade (você se perguntou que raios significa “ubíquo”? Então também dê uma lida neste outr…). […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: