jump to navigation

Puma lança seu “sportphone” 18/fevereiro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Hoje vi um novo produto lançado nesta semana no Mobile World Congress de 2010, pela fabricante alemã de materiais esportivos Puma, que me chamou a atenção. De imediato, pensei que fosse um tênis especial, ou algum acessório para tecnologia mobile, como outras marcas já fizeram. Mas, confesso que fiquei supreso em ver que a Puma está lançano o seu próprio telefone celular.

Realmente, olhando a imagem ao lado, nota-se um aparelho muito bonito, com a característica cor vermelha associada à marca Puma. Porém, como hoje “no mundo dos negócios nada se cria, tudo se licencia”, trata-se de um aparelho desenvolvido pela Sagem (que já fabricou aparelhos para a “falecida” Gradiente aqui no Brasil) personalizado para a fábrica alemã.

Até o momento, a propaganda do aparelho diz que é um Smartphone completo, cheio de funcionalidades, e ainda ecologicamente correto! Porém, ao analisar melhor as especificações, a decepção vem rápido: sistema operacional proprietário da Sagem, tela sensível ao toque, GPS, câmera de 3.2 megapixels e rádio FM. Ou seja, apesar de ter um hardware até que bem configurado, a Sagem reinventa a roda e praticamente engessa a possibilidade de integração decente com o seu computador (contatos, e-mails, compromissos, etc.), instalação de aplicativos e outras necessidades que devem estar presentes em um smartphone que se preze. Não entendo a teimosia de algumas empresas, tendo boas plataformas  como Symbian, Android e Windows Mobile, sistemas muito mais consolidados no mercado. Além disso, fica a dúvida sobre quem fará a assistência técnica.

Por essas e outras que por muitas vezes eu questiono a visão de mercado de algumas empresas. Será que os executivos não percebem que, de repente, seria mais interessante fazer uma parceria com uma marca de celulares já consolidada, como já fizeram Prada, Ferrari, e tantas outras grifes? Ou seja: faltou pensar no cliente e, talvez, estudar um pouquinho melhor o mercado mobile…

Ah, e sobre o lado “ecológico” do aparelho, ele conta com um painel solar no verso, que auxilia a recarregar as baterias. Mais um caso de Greenwashing

Enfim, o telefone da Puma parece mesmo ser destinado a atletas de fim de semana, pois conta com um aplicativo que promete acompanhar velocidade, distância percorrida, gasto de calorias, etc. Digo atletas de fim de semana porque acho difícil um atleta profissional carregar seu celular durante os treinos.

Apesar disso tudo, o aparelho é muito bonito e deve vender bem, principalmente para aqueles que se importam mais com o design e com a marca do que com a funcionalidade em si do aparelho. Na minha opinião, a Puma até poderia chamar o celular de Sportphone, até porque o foco da empresa não é e nunca foi apresentar um celular para competir com iPhone & cia.

Anúncios

Comentários»

1. PRESS RELEASE – Check.My « Just Blogging… - 18/fevereiro/2010

[…] Puma lança seu “sportphone” « Blog Rápido e Rasteiro […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: