jump to navigation

2010 inicia com um definitivo “tchau” para a Oi 5/janeiro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Neste final de 2009, época de telefonemas para pessoas queridas, muito movimento (especialmente em uma cidade turística como aqui em Floripa), e um previsível aumento na utilização da infra-estrutura das empresas de telecom, especialmente aquelas que operam telefonia celular.

Bem, eu já havia relatado aqui neste mesmo Blog o meu descontentamento com a Oi (post “Tchau para a Oi”), e no fim do ano a coisa piorou definitivamente. No dia 21 de dezembro meu telefone definitivamente parou de funcionar enquanto estava no centro da cidade. Pessoas me ligaram e eu não atendi porque simplesmente o meu aparelho não tocava, o que me lembrou os primeiros e infelizes meses de operação da Vivo aqui em Santa Catarina. Fui até uma loja da Oi para pagar uma fatura que não havia chegado no meu endereço, mas o atendimento para clientes BrT (ué, não éramos todos Oi?) era feito na “salinha dos fundos” apenas até às 18 horas (de repente eles acham que os clientes BrT não trabalham…).

O mais interessante nisso tudo é ver a arrogância da Oi em relação às manifestações negativas de seus clientes. Tudo bem que os 6 visitantes diários deste blog (eu e minha família por obrigação, e você por opção – aliás, obrigado pela visita!) podem não representar uma audiência significativa para a Oi, mas lembrando que a empresa responsável pela Futurecom (principal feira internacional sobre telecom realizada no Brasil) leu e se manifestou sobre comentários feitos aqui (aliás, excelente postura da empresa, devidamente registrada aqui também), de repente a Oi poderia fazer o mesmo. Ou então, a Oi não faz monitoramento de Blogs e Redes Sociais, uma atitude que reforça a postura arrogante da empresa, além de mostrar um certo amadorismo do seu setor de marketing, desprezando a força da internet.

Enfim, no mesmo dia 21 de dezembro fiz uma pesquisa e troquei de operadora. No dia seguinte recebi um contato da Oi, mostrando novamente a postura redundante das empresas de telecom no Brasil: só tentam conversar com o cliente quando já é tarde demais. Talvez a minha migração para outra operadora não tivesse acontecido se a Oi fizesse um contato anterior, explicando várias questões nebulosas, mas previnir não é mesmo um verbo praticado por essas empresas, que preferem tentar remediar, o que nem sempre dá certo. Não que eu fosse um grande cliente da Oi, mas de “grão em grão” a concorrência pode encher sua carteira de novos clientes.

Um ponto positivo nisso tudo foi o processo de Portabilidade das linhas que migrei da Oi para a nova operadora (foram três linhas ao total). Mesmo nessa época de Natal e altíssimo volume de habilitações e mudanças de operadora, tudo funcionou perfeitamente. Nota 10 para a Anatel dessa vez.

E deu pena dos clientes Oi durante o Reveillon aqui em Floripa. Liguei para diversas pessoas queridas, com telefones de diversas operadoras e, exceto para os telefones Oi-BrT (nenhuma ligação foi completada para esses telefones), todas os outros telefonemas foram realizados sem problemas.

Enfim, ainda não vou divulgar o nome da nova operadora, que ainda está em “período de experiência”. Bem, também não é difícil acertar um chute, porque restam Vivo, TIM, Claro e Nextel como opções, o que também mostra a falta de concorrência em termos de telefonia aqui no Brasil.

No fim, acabamos escolhendo não a melhor operadora, mas a menos pior e a menos cara, o que mostra claramente que temos um Cartel muito mal disfarçado para os serviços de telecom aqui no Brasil. É mais ou menos como dizia um antigo colega de trabalho: “em um mercado que só tem meia dúzia de concorrentes, é muito difícil um discordar do outro”.

Comentários»

1. Marcos Trevisan - 5/janeiro/2010

Parabéns pelo post sobre o acontecido com a Oi. Aqui em São Paulo Capital nas vésperas de Natal e Ano Novo o tormento foi o mesmo, não se fazia ou recebia ligações. E ainda nessa derrota nem os famosos SMS (torpedos) também não foram enviados, e os que foram o pessoal recebeu em torno de dois dias depois, sem dúvida uma vergonha, uma estrutura péssima e o cliente de mãos atadas, já com as outras operadoras T, V, C, tudo ocorreu normalmente já que possuo um chip de cada operadora testei em todas, só a Oi me deixou na mão, mais uma vez de tantas outras. Realmente é uma empresa que ainda tem muito que se estruturar e melhorar a qualidade nos serviços, acho que por isso a Oi está no ranking do Procon de 20 estados mais o Distrito Federal, como uma das mais reclamadas do setor. A matéria está disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/02/ult5772u6456.jhtm

Bom é isso. Fica aqui o meu forte abraço.

rapidoerasteiro - 6/janeiro/2010

Pois é Marcos, é brincadeira o que as operadoras de telecom fazem com a gente. E é muito bom saber que eu não estou sozinho nessa batalha.
Obrigado pelo comentário e pelo link. Realmente, a coisa está feia mesmo, com as empresas de telefonia celular liderando os rankings de reclamações dos procons.
Um abraço!


Deixe um comentário

