jump to navigation

Falta um “pequeno detalhe” na inclusão digital Brasileira 7/dezembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Pois é, muito se fala de inúmeras iniciativas para se fazer a chamada “inclusão digital”: são telecentros, lan houses, popularização da banda larga, e por aí vai… inclusive, uma das iniciativas mais chamativas foi o chamado “computador popular”.

Até agora, muito se fala, muita propaganda (principalmente governamental), e hoje veio o “balde de água fria”: em sua coluna, a jornalista Mônica Bergamo (www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0712200906.htm, link de acesso restrito) mostrar os principais números de uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ em parceria com o instituto Ipsos em todo o Brasil: em 2008 cerca de 51% dos entrevistados diziam que seu principal problema para entrar na web era não possuir um computador; agora em 2009 apenas 37% respondem da mesma forma (o que seria uma boa notícia), mas 57% das pessoas que hoje têm acesso ao computador dizem não saber como usá-lo.

Confesso que o número não me espanta, principalmente se considerarmos que 25% das pessoas com mais de 15 anos são consideradas analfabetos funcionais, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, essas pessoas até são capazes de localizar uma informação explícita em textos curtos, mas não conseguem compreender textos, tirar conclusões ou ler números na casa dos milhões, habilidades fundamentais para a utilização do computador.

Moral da história: de nada adianta dar um carro para uma pessoa que não sabe dirigir. Para fazer a inclusão digital efetivamente, é necessário muito mais do que disponibilizar equipamentos, softwares e acesso à rede: é necessário dar educação de qualidade para todas as pessoas. Este é o caminho não apenas para a inclusão digital, mas para possibilitar a Cidadania para todos.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: