jump to navigation

Alguém se lembra do ICQ? 24/novembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , ,
trackback

Como diz o antigo ditado, “quem é vivo sempre aparece”. E não é que a frase também é válida para tecnologia?

Quem pegou os primeiros anos da web, como eu, com certeza se lembra do ICQ (do inglês “I seek you“), com seu símbolo em forma de Flor de gosto duvidoso, slogan comercial idem (“the flower power“), e o inconfundível som “ó-ou” quando alguém lhe chamava para conversar. Não sei se foi o primeiro, mas definitivamente foi o mais bem sucedido sistema de mensagens instantâneas da internet da segunda metade dos anos 90. Para os viciados em teclar com outras pessoas, a dupla ICQ e mIRC era imbatível nessa época.

Mais tarde, com a disseminação principalmente do MSN Messenger da Microsoft, e depois com os outros sistemas similares desenvolvidos por Yahoo, Skype, e Google, o ICQ foi caindo em desuso e meio que desapareceu. Pessoalmente, imaginei que a empresa tinha literalmente desaparecido, pelo menos até ontem.

De acordo com o blog TechCrunch, a Naspers (a mesma empresa que recentemente comprou o Buscapé aqui no Brasil) ficou interessada em comprar o ICQ, que atualmente é da AOL. Parece que os interesses são mútuos: a AOL está afundando e precisa se livrar de tudo o que não é fundamental (além disso, 300 milhões de dólares viriam em boa hora para a empresa), e a Naspers compraria a um preço relativamente interessante um ótimo serviço complementar às suas demais empresas.

O que me surpreendeu foi saber que o ICQ hoje ainda tem uma base ativa entre 40 e 50 milhões de usuários, inclusive no Brasil (apesar da presença ser mais forte na Alemanha, Rússia, Ucrânia e Israel), e a empresa dá lucro. Além disso, o ICQ também tem inclusive suas versões para dispositivos móveis, para Windows Mobile e iPhone/iPod.

Depois de ter lido todas essas informações, me deu até uma certa nostalgia de um tempo não tão remoto assim. Será que alguém por aqui ainda se habilita a voltar para o ICQ?

Anúncios

Comentários»

1. Giancarlo - 30/novembro/2009

E o barulho de máquina de escrever ao digitar? Quer coisa mais “analógica” do que isso? Lembro que meu número do ICQ era pequeno, cinco ou seis dígitos. Motivo de orgulho entre os nerds iniciantes nessa coisa chamada internet.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: