jump to navigation

Os muitos benefícios das Cidades Digitais 11/novembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Em muitos locais a internet já está sendo considerada um Serviço Essencial, juntamente com água, esgoto, energia elétrica, saúde, segurança, educação, etc. O primeiro país a oficialmente reconhecer isso é a Finlândia, que promete oferecer internet a todos os cidadãos a partir de meados de 2010, conforme notícia do site Intomobile. E tem mais: esse direito “básico” considera uma banda de 1 Mbps por cidadão! Nada mal…

Para que iniciativas como esta realmente aconteçam, é fundamental a disseminação de infra-estruturas de redes com acesso à internet. Entre essas infra-estruturas, a principal iniciativa é o que chamamos de “Cidade Digital”. Sobre este assunto, escrevi um artigo com o título “Os muitos benefícios das Cidades Digitais”, que foi originalmente publicado no iMasters e que hoje está no portal Guia das Cidades Digitais, uma das principais fontes de informações sobre o assunto no Brasil.

Complementando o artigo que escrevi, ainda posso dizer que a inclusão digital da população com o acesso a conteúdos relevantes e a ações educacionais de qualidade, pode inclusive reduzir diversos outros custos, principalmente na área da saúde.

A tendência é que, realmente, a população mundial tenha cada vez mais acesso à Internet, começando pelos países ricos. A questão é também fazer a inclusão digital das pessoas das regiões mais pobres do planeta, para não criarmos um novo problema, uma nova segregação daqueles que não tiverem acesso à internet.

O Governo Brasileiro também parece estar interessado no assunto da inclusão digital, não apenas por meio dos diversos fundos de financiamento com juros subsidiados para esse fim, conforme está no meu artigo, mas também com idéias novas. A mais recente parece ser a “Bolsa Celular”, conforme matéria do IDGNow. O perigo, porém, é a velha tentação que os políticos brasileiros têm no sentido de transformar programas sociais em ferramentas eleitoreiras.

Anúncios

Comentários»

1. alantiagoresende - 28/maio/2010

O Brasil ainda está começando o projeto inicial são 512k de banda, no ditado popular se diz “melhor do que nada” ..Porém já estamos dando alguns passos para frente!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: