jump to navigation

Redes Sociais também são fonte de informação jornalística 9/novembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

O título acima pode parecer óbvio, uma vez que constantemente vemos nos meios de comunicação notícias falando sobre fatos interessantes (ou nem tanto) ocorridos no universo das Mídias Sociais.

Antes de mais nada, vale esclarecer a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais: Redes Sociais são conexões ou laços estabelecidos entre pessoas com interesses ou objetivos comuns; Já as Mídias Sociais são sistemas que facilitam e dão suporte à criação e o desenvolvimento de Redes Sociais. Ou seja, uma Rede Social pode ser estabelecida presencialmente, não necessariamente depende de um sistema para acontecer. Por exemplo: os moradores de um Condomínio são uma Rede Social cujo objetivo pode ser manter o bom clima entre os vizinhos e a conservação das áreas comuns do prédio. Caso seja criada um site na internet onde os moradores possam interagir, sugerindo e discutindo idéias, postando e distribuindo informações importante, etc., temos uma Mídia Social.

Esclarecido este ponto, achei muito interessante o post do Blog Idéia 2.0 falando sobre uma pesquisa realizada em diversas mídias sociais. Segundo o estudo, as redes sociais presentes nas diversas mídias (Orkut, Facebook, Twitter, etc.) têm sido cada vez mais utilizadas pelos jornalistas como fonte de pesquisa. Ou seja, mais do que fontes de notícias específicas, os jornalistas estão usando as redes sociais para trabalhar, fazendo pautas, pesquisas, ouvindo pessoas, etc.

Assim, o fato importante é que as Redes Sociais estão deixando de ser notícia, para serem parte importante do trabalho jornalístico. Tudo bem, ainda veremos por muito tempo matérias nos Jornais falando sobre Perfis falsos no Orkut, Difamação no Youtube, novidades como o Twitter (que já não é mais tão novidade assim), etc. Mas é importante sabermos que as Redes Sociais também são fonte de consulta sobre assuntos diversos.

Nesse contexto, as empresas têm uma enorme oportunidade não apenas para criar uma cultura de comunicação direta, informal e honesta com o público presente nas Redes Sociais, mas também para terem suas ações divulgadas nos meios jornalísticos. Ou, em poucas palavras: propaganda positiva e gratuita.

Também sei que este assunto ainda está longe de chegar a um consenso, e muita coisa ainda vai acontecer. Mas, definitivamente, aquelas empresas que perceberem que as pessoas (clientes) têm muito mais força a partir do poder de disseminação de informações das Mídias Sociais, mudando seus processos e a sua cultura, terão muito mais chances de sucesso.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: