jump to navigation

Falta de planejamento traz caos ao trânsito em Florianópolis 26/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , , , ,
trackback

Quem observar a foto ao lado em um primeiro momento pode pensar que se trata de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, acostumada a engarrafamentos quilométricos. Porém, a foto é da rodovia SC-401, que liga o Centro às Praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, cidade de Florianópolis.

Bem, a foto foi tirada nesta manhã pela equipe de reportagem da RBS, que também veiculou notícias sobre o fato, informando que as obras causam um atraso de cerca de 50 minutos para quem se desloca das praias ao centro de Floripa. Eu acabei de passar por lá hoje, e posso dizer que é muito mais. Para mim, foi mais de 1 hora e meia de atraso.

Para quem não conhece bem, apesar de ser uma Capital de Estado, Floripa é uma cidade de porte médio, com cerca de 500 mil habitantes, ou até menos. Ou seja, não deveria estar enfrentando tantos problemas. Uma cidade que tem vocação turística e quer se tornar um pólo internacional de Turismo precisa trabalhar muito melhor na sua infra-estrutura, o que inclui o planejamento na execução das obras. Se agora já está ruim, imaginem então durante a temporada de verão, quando a população da cidade quase duplica…

Infelizmente, nossos administradores públicos estão muito abaixo da competência necessária para atingir os objetivos traçados para a cidade. Os problemas na cidade vão se acumulando nas áreas da Educação, Segurança, Meio-ambiente e infra-estrutura, exatamente onde os Governos deveriam concentrar seus esforços.

Especificamente sobre o trânsito, o transporte coletivo tem qualidade péssima e é caro, então as pessoas optam por utilizar seus veículos, lotando as vias públicas, que também não recebem a manutenção preventiva necessária. Quando são iniciadas as obras, isso normalmente significa que a rua/avenida/rodovia já está em um estado deplorável. Ou seja: obras que seriam executadas rapidamente, a um custo menor, e com menos impactos para a população, são deixadas de lado. Prova da falta de planejamento e do desleixo com a cidade.

E, para fechar com “chave de ouro”, dois fatos:
a) Não bastasse deixar para executar essas obras quando o estado das vias já é péssimo, os horários escolhidos são os piores possíveis. Trabalhar em horários alternativos, nem pensar…
b) A qualidade técnica da execução das obras também deixa muito a desejar. Basta olhar para o asfalto e ver que muitos pontos estão sendo deixados de lado (em breve serão novos buracos), fora a própria qualidade questionável dos materiais utilizados, vide o recente caso das obras de recuperação do asfalta da Av. Beiramar Norte, que “soltou” em menos de 1 semana.

Nessas horas, precisamos refletir e perceber que parte da culpa em relação a problemas como este também é nossa, pois reclamamos pouco (ou nem reclamamos), e exigimos pouco também. Fica aqui, a sugestão deste humilde cidadão e blogueiro, para que façamos a nossa parte, entrando em contato com as autoridades responsáveis, exigindo delas exatamente mais reponsabilidade:

  • Secretaria de Estado da Infra-estrutura (www.sie.sc.gov.br): a rodovia SC-401 é Estadual, portanto vale um e-mail pedindo providências para diminuir o impacto dessas obras (e-mail: gabs@sie.sc.gov.br).
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (www.sc.gov.br/sdr/grandeflorianopolis): responsável pelos assuntos do Governo Estadual na região da Grande Florianópolis (e-mail: sdr-gdefpolis@soo.sdr.sc.gov.br).
  • Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina: reclamar ao Ministério Público, pedindo maior atuação dos Promotores de Justiça em relação à fiscalização do planejamento e da execução das obras, não apenas considerando as questões financeiras e técnicas, mas também os impactos na população (e-mail: ouvidoria@mp.sc.gov.br).

Bem, fica aqui a minha manifestação e minha sugestão, convidando a todos a espalhar a mensagem de cobrarmos mais responsabilidade dos nossos governantes, não apenas em Floripa, mas onde estivermos. Um abraço!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: