jump to navigation

U2 ao vivo no canal… Youtube! 22/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Artes, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Para aqueles que duvidavam que a TV demoraria a migrar para a internet, eis aqui mais uma prova de que a mudança acontecerá mais rápido do que se imagina. De acordo com o canal oficial do U2 no Youtube, o show que a banda fará no próximo sábado (dia 25/10/2009) no famoso estádio Rose Bowl nos EUA será transmitido ao vivo pelo site. O show faz parte da tour 360º da banda irlandesa.

Que Bono & Cia Ltda sempre gostaram de inovar, não é novidade alguma. É que desde o disco Zooropa a banda tem feito dos seus shows verdadeiros espetáculos multimídia, e outras iniciativas também se somam a isso. Aliás, a prática de divulgar um número para envio de torpedo SMS em eventos públicos começou a “pegar” exatamente depois que o Bono fez isso em um show. Pessoalmente, até gosto de algumas músicas do U2, mas com certeza não é a minha banda favorita. Mesmo assim, admiro muito a capacidade da banda em continuar inovando mesmo depois de mais de duas décadas de carreira. Definitivamente, os caras não estão cansados.

Acho que não é a primeira vez que uma banda transmite um show pela internet, mas os marketeiros de plantão se encarregam de juntar uma banda famosa com uma empresa inovadora para lançar uma “novidade” que não é tão nova assim… até porque o próprio U2 já transmitiu um show pela internet em 1997, na época pelo site da Microsoft (mas será que alguém viu? Mesmo nos EUA, banda larga era coisa rara na década de 1990).

E a jogada é mesmo ambiciosa, pois o show começa às 8:30 da noite (20:30) no horário local (Pasadena, Califórnia). Apesar de ser em um sábado, 8:30 da noite ainda é horário nobre da TV. Ou seja: o youtube começa oficialmente a cutucar as emissoras de televisão. Ah, e um detalhe: a semelhança entre os nomes da banda U2 e do site Youtube (que até poderia ser escrito como “U2b”) é uma coincidência e tanto que está sendo devidamente promovida, mesmo que não diretamente.

A parte boa é que até agora as transmissões ao vivo pela web são ações pontuais e, talvez, com a entrada do Google  ditando uma tendência, o mercado “siga o líder” e passe a fazer as transmissões de forma mais intensiva. Já faz algum tempo que o Youtube vem transmitindo eventos ao vivo, principalmente shows (já fez com o wil.i.am do Black Eyed Peas e com a Kate Perry), e a tendência é só aumentar a programação. Com isso, as emissoras de TV que ainda não entraram para a web de forma definitiva precisarão se agilizar.

Por fim, resta a pergunta: todos sabemos que a infra-estrutura do Google é gigantesca e confiável, mas será que o Youtube vai aguentar o tráfego gerado pelo site durante o show do U2?

Com certeza, vale a pena conferir a resposta na madrugada de sábado para domingo às 01:30 horas (horário brasileiro de verão) no endereço http://www.youtube.com/u2.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: