jump to navigation

Windows 7 será lançado oficialmente nesta semana 20/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Finalmente, o “rWindows” Vista está com os dias contados. Comparado por muitos com o tenebroso Windows 98 ME (sem dúvida, o pior de todos os tempos), o Vista não pegou e a Microsoft teve que se apressar para desenvolver um substituto à altura do bem sucedido Windows XP. Bem, pelo que já li até o momento, parece que o Windows 7 veio para cumprir esta missão.

Mesmo depois da disponibilização de versões anteriores para testes e para que o público pudesse testar o novo sistema, além dos tradicionais vazamentos de versões finais na rede disponibilizados pelos piratas de plantão, muitos aguardam ansiosamente pelo lançamento comercial oficial do Windows 7, o que acontecerá nesta semana, mais precisamente depois de amanhã.

Algumas coisas me chamaram a atenção particularmente no Windows 7:

  • A redução no preço: finalmente, parece que a Microsoft começou a acordar para a realidade, pois mais vale vender o Windows mais barato do que não vendê-lo e deixar que cópiar piratas infestem o mercado. A versão mais básica (home basic) custará R$ 329,00 e a mais cara (ultimate) terá o preço de R$ 669,00, uma redução de cerca de 30% em relação ao Vista, desconsiderando a inflação. E esse são os preços de “prateleira” para licenças full (licenças de upgrade e OEM serão bem mais baratas). Isso não acabará com a pirataria, mas tende a inibir consideravelmente a instalação de cópias ilegais.
  • O aperto contra a pirataria: além da política de preços mais agressiva, a Microsoft está melhorando a tecnologia anti-pirataria. O sistema promete ser menos chato em relação a isso, ao mesmo tempo que aprimora recursos como o Sistema de Protação de Software que já existia no Vista, além de validação periódica online, também um aprimoramento do WGA (Windows Genuine Advantage). Nada disso irá eliminar as cópias piratas, mas também deve reduzir a pirataria. Um efeito colateral, porém, pode ser a inibição aos upgrades de Vista e XP para o 7. Se bem que já ouvi algumas vezes que a Microsoft faz vista grossa para a pirataria doméstica, para “viciar” os usuários no Windows. Aí, no mercado corporativo, cria-se uma”windows-dependência” que forçaria as empresas a comprar o sistema operacional. Se isso é verdade eu não sei, mas também não é de se duvidar…
  • Desempenho: as análises e testes feitas com o Windows 7 chamam a atenção pelo desempenho, possibilitando que o sistema rode satisfatoriamente em máquinas com configurações modestas, como os Netbooks. Porém, é necessário fazer um teste de compatibilidade para ver se todos os drivers estão disponíveis para a máquina. Mas acho que a questão mesmo é saber se no longo prazo o sistema mantém essa boa performance, já que sabidamente o Windows tem uma degradação de desempenho ao longo do tempo por conta principalmente da fragmentação de arquivos no HD e de lixo/erros no Registro do sistema que vão se acumulando com o seu uso.

Enfim, mais uma novidade que chega, e vamos ver como o mercado se comporta. Algo interessante também a ser monitorado é a evolução dos emuladores Windows em plataformas como Linux (o “famoso” emulador Wine) e MacOS, que tornam possível a instalação e execução de aplicativos para o sistema da Microsoft em outros sistemas operacionais.

Quem sabe, em breve os sistemas operacionais executarão aplicativos de qualquer plataforma, então apenas teremos o trabalho de escolher qual seria o melhor para as nossas necessidades. Eu sei que é um sonho de consumo, mas sonhar ainda não custa nada…

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: