jump to navigation

Comunicações Unificadas: sonho de consumo 9/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Vamos imaginar um dia que cada um de nós terá somente e tão somente um único número de telefone para as pessoas entrarem em contato. E não importa se estamos no Celular, no Computador, ou no telefone fixo. Se tiver uma conexão com a internet, a comunicação é possível conversar a partir desse número único. Ou seja, seria uma espécie de RG eletrônico, para telecomunicações.

E é exatamente isso que as soluções de Comunicações Unificadas (a sigla em Português ficaria muito feia, então cito a sigla em inglês UC – Unified Communications). Ou seja, é o próximo “nirvana tecnológico” prometido para aplicações de Voz sobre IP – VoIP. E o melhor é que o enfoque para UC tem sido rumo à colaboração, integrando não apenas aplicações similares a telefonia. Mensagens Instantâneas, Tele e Videoconferências, Webconferências, entre outras aplicações colaborativas e que se consolidaram com a web 2.0 estão sendo consideradas. E o melhor: como utiliza a Internet (VoIP), a redução de custos deve ser drástica, uma vez que não se paga por minuto como na telefonia convencional.

Aí alguém pode perguntar: tá, muito legal isso, mas e se eu não quiser ser incomodado? Simples: coloque o seu status como “invisível” ou se desconecte, (como em qualquer software de mensagens instantâneas (MSN Messenger, Skype, Google Talk, etc.). E você também pode separar a vida pessoal da vida comercial, tendo um número na sua empresa, e outro para você mesmo.

Enfim, as soluções para comunicações unificadas ainda estão em amadurecimento, mas as perspectivas são muito interessantes. Com certeza, é um assunto que vale a pena acompanhar de perto, porque os benefícios são muitos.

Moral da história: quem achava que a internet e os computadores iriam “dominar o mundo”, isolando e alienando as pessoas, errou feio. A rede veio prá ficar e, o melhor, para integrar cada vez mais as pessoas.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: