jump to navigation

Áudio e recarregadores para celular: padronizou geral 8/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Até que enfim!!! Quem nunca teve um celular com pouca bateria e saiu a procura de um carregador emprestado? (A Lei de Murphy sempre impera nessas horas, a gente sempre esquece o carregador quando precisa…) Pois é, e a gente nunca acha um carregador compatível com o nosso aparelho, porque existem zilhões de modelos diferentes.

E outra: você compra aquele celular nota 1000, que toca MP3 e vídeos, mas junto com o aparelho vem um fone de ouvido meia boca. E quando você vai tentar comprar um fone melhor, vem a decepção: não tem outro fone para aquele tipo de conector, só o fornecido pelo fabricante mesmo, ou então um fone Bluetooth que custa os olhos da cara.

Se para nós, usuários, já é ruim, vamos imaginar então para as operadoras e para as empresas de assistência técnica para telefonia celular. O estoque de peças com os diferentes tipos de conectores necessários para atender aos donos dos aparelhos em circulacão é simplesmente absurdo.

Mas, como diria uma propaganda das Organizações Tabajara, “seus problemas terminaram”, ou pelo menos estão por terminar. De acordo com o IDGNow, o grupo CTIA, formado pelos fabricantes de telefones celulares, Nokia, Motorola e Samsung, além de operadoras do mundo inteiro, resolveram adotar padrões para os conectores de áudio e recarregadores de bateria.

Para o bem de todos e fecilidade geral da nação, prevaleceu o bom senso. Para o áudio, foi estabelecido como padrão o conector estéreo de 3,5 mm (também chamado de “P2”), o mais comum encontrado no mercado. E para os carregadores de bateria foi estabelecido o miniUSB, já presente em muitos telefones por aí, principalmente smartphones (imagens abaixo).

A parte ruim é que a CTIA não obriga as empresas a adotarem esses padrões, apenas as “incentiva” a adotar esses conectores, e isso só depois de 2012. Bem, a gente só espera que o bom senso de agora perdure até lá, e talvez “contamine” (no bom sentido) outros fabricantes de eletrônicos tais como máquinas fotográficas, filmadoras, laptops, etc., para que todos adotem um único conector e um único padrão de fonte de alimentação. Seria até melhor para os consumidores, que poderiam optar por comprar ou não o carregador, já que uma única peça serviria para todos os eletrônicos, barateando os produtos e colaborando com o meio-ambiente (menos poluição). A Comissão Européia já se adiantou e promete um modelo de carregador universal para o ano que vem (vejam o link).

Po, ISO e IEEE, por favor dêem uma força nesse sentido! Se vocês estabelecerem um padrão, de repente o mundo todo segue. Os consumidores de eletrônicos ficarão muitíssimos gratos e, de lambuja, a natureza também vai agradecer.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: