jump to navigation

O Ministério da Saúde adverte: Photoshop faz mal à saúde 2/outubro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Hoje pela manhã estava ouvindo a coluna do Gilberto Dimenstein na rádio CBN e ouvi uma notícia bastante interessante: alguns países da Comunidade Européia estão instituindo leis que obrigam os meios de comunicação a avisar quando uma foto foi manipulada digitalmente.

A justificativa para essas leis é bastante interessante também: segundo as autoridades, as fotos manipuladas digitalmente mostram pessoas com um padrão de beleza “inatingível”, causando “infelicidade” nos leitores e sendo causa de boa parte dos casos de distúrbios alimentares como bulimia e anorexia.

Bem, na minha opinião parece ser um pouco exagerada a justificativa, mas não a lei em si. Por uma questão ética (e prática), sempre que uma imagem for modificada se deveria informar que houve manipulação, pois está sendo adulterada a informação (imagem) original. Ou seja: se é obrigação do veículo de comunicação informar quando um texto original foi alterado (seja para resumir, citar, etc.), deveria ser normal também fazer o mesmo com imagens. Aliás, quem não se lembra daquela foto de corpo inteiro da Juliana Paes com o “antes” e o “depois” do Photoshop, que correu a web? Para quem não se lembra, a foto está ao lado.

Como a tecnologia do Photoshop e de programas afins está difundida mundialmente, não será surpresa se uma lei dessas aparecer aqui no Brasil, para a alegria de muitos e para a tristeza de outros tantos (em alguns casos, o melhor mesmo é não saber como era a foto original).

Assim, não devemos nos espantar se daqui a pouco algumas revistas/jornais estamparem avisos como: “O Ministério da Saúde adverte: fotos alteradas digitalmente podem trazer infelicidade e causar distúrbios alimentares“. Claro que uma frase assim seria um exagero, mas não duvido que de repente apareça algo parecido…

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: