jump to navigation

Obama derrapa na internet 28/setembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , ,
trackback

Quando o assunto é campanha e relacionamento político na internet, cada dia fica mais claro que o entendimento dos políticos sobre o tema está muito longe da realidade. Ou seja, eles até conseguem enxergar que a rede é um canal importante de comunicação com as pessoas, mas quando chega a hora de utilizá-la, aí a coisa complica e a tarefa acaba sendo sumariamente “terceirizada” com a sua assessoria de comunicação.

Bem, nesse caso, quanto melhor a assessoria do político, mais efetiva será a sua presença na rede. Porém, isso é uma faca de dois gumes: quando o trabalho na internet é bem feito pela sua assessoria, o político acaba sendo visto como um “especialista” na área, mesmo que entenda muito pouco sobre o assunto; ao mesmo tempo, o público também passa a achar que é o próprio político que está “conversando”, quando na verdade o trabalho todo é feito por uma equipe especializada. O problema acontece quando a máscara cai.

Falei tudo isso porque está parecendo que Mr. Obama está se encaixando nesse perfil. Li agora pela manhã no site Acontecendo Aqui um artigo interessante, criticando uma declaração feita pelo Presidente dos EUA em um evento para discutir o plano de recuperação da mídia impressa do país. Segundo Obama, a sociedade atual está cada vez mais utilizando informações cada vez menos verdadeiras, e cada pessoa acaba tendo a sua própria verdade, ao invés de haver um conhecimento e entendimento coletivo. E o causador disso tudo? Adivinhem… isso mesmo, a internet!

Para começar, acho que Obama então esqueceu, ou então nunca ouviu falar, no conceito de Inteligência Coletiva, cuja ocorrência é muito facilitada por causa da rede, e que faz uma espécie de “seleção natural” dos conteúdos publicados na web. Ou seja, uma declaração como esta é “Falta para cartão” para uma personalidade que até então está sendo reconhecida pelo uso consistente da internet.

Claro, também pode ser que a declaração tenha sido feita apenas para agradar ao público do evento, que não vê com bons olhos a web 2.0, já que muitos veículos de mídia “tradicional” estão falindo em boa parte por causa da internet. Afinal de contas, político é político em qualquer lugar do mundo.

Feita de propósito ou não, a declaração de Obama causou revolta na comunidade internet. Vários blogs e outros veículos da rede estão protestando veementemente sobre a afirmação do Presidente dos EUA.

E, para finalizar, fica a questão no ar: se Obama acredita que a internet traz “informações cada vez menos verdadeiras” (ou seja, em mentiras), então a sua campanha que utilizou a rede de forma constante também não se encaixaria nesse conceito?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: