jump to navigation

blog.planalto.gov.br 2/setembro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , ,
trackback

Esta semana marca a estréia oficial do Blog da Presidência da República, depois de muita dicussão e até alguma polêmica. O site entrou no ar oficialmente nesta 2a feira, dia 31 de agosto, de forma bastante instável, o que de certa forma é até normal, dada a curiosidade que irá despertar.

O endereço é http://blog.planalto.gov.br

Para aqueles que esperam uma cópia das ferramentas utilizadas pelo presidente dos EUA Barack Obama, já aviso que provavelmente irão se frustrar. Obama & cia utilizam a web 2.0 há anos, desde o início da pré-campanha presidencial. Já o Governo do Presidente Lula, que aliás não é muito fã de computadores e tecnologia, está começando a aprender a utilizar essas ferramentas de comunicação.

Prova disso é que o Blog da Presidência será uma espécie de site de notícias do Planalto. Quem estiver esperando posts pessoais, mensagens do próprio presidente em tom “blogueiro”, ou espaço para comentários aos posts , com certeza irá se decepcionar. Pelo que a imprensa noticiou, foi destacada uma equipe de 5 pessoas para cuidarem do Blog, que terão pouco ou nenhum contato direto com o Presidente. Ou seja, o máximo que podemos esperar são vídeos pontuais do Presidente Lula, e uma ou outra declaração que será transcrita para o Blog, que pode ser considerado um legítimo “chapa branca”, ou um “meio blog”. Acho que seria melhor ter chamado o site de “Blog de notícias da presidência”, pelo menos ficaria mais verdadeiro.

Se por um lado essa é uma boa iniciativa para aproximar o público brasileiro do seu principal mandatário, de outro lado ela mostra o baixo nível de conhecimento e de vontade das nossas autoridades (e de seus assessores) sobre a aplicação das melhores práticas para o uso da web 2.0. Neste momento em particular, o Blog do Planalto se parece mais com uma jogada de marketing do que com uma iniciativa para melhorar a comunicação da Presidência com os brasileiros. Aliás, coisa natural quando se fala em política, em qualquer lugar do mundo.

Só espero que o Presidente e outros ocupantes de cargos eletivos (Governadores, Deputados, Senadores, Prefeitos e Vereadores), além de servidores públicos em cargos de destaque, algum dia tenham a iniciativa de utilizar a rede para estabelecer uma comunicação direta e transparente com o público. Para isso, nada mais natural que utilizar todo o ferramental disponível na web 2.0. Mas, para que a comunicação aconteça de forma efetiva, não basta criar Blogs, Canais no Youtube, Twitter, etc; é necessário conhecer as ferramentas e utilizá-las ao máximo. Nesse sentido, até acho válido contar com a ajuda de especialistas, mas uma coisa é pedir ajuda, outra é ter “ghost writers“.

Anúncios

Comentários»

1. notheburga luiza - 13/setembro/2009

este blog não pode perguntar nem comentar, mas posso criticar não?

V° Sª está por dentro do que o “xelentíssimo” governador Serra está fazendo com os jovens estudantes na atualidade?

Caso ele venha dizer que os alunos não atingiram a meta desejada por incapacidade dos docentes, é uma terrível mentira, como sempre foi,os professores efetivos exercendo, no seu prazo, suas atividades, os demais licenciados não podem mais cumprir com suas atividades devido o decreto assinado por Serra, que veda a todos licenciados, dos últimos anos, a trabalhar.
Tudo começou a partir do momento em que ele mesmo modificou a categoria dos novos licenciados, e nem deram-se o trabalho de olhar a classificação dos professores que se deram o trabalho em fazer aquela prova, para conhecer a capacidade dos novos professores, que obviamente não estão tempos no exercício desta atividade como docente. Mas que provou acompanhar todo o desenvolvimento de uma instituição escolar. É muito mais facil ignorar estes e elevar os que por sua vez desistiramno meio do caminho, de lutar. Mesmo porque muitos não estavam em instituições escolares participando das mudanças que haviam acontecido durante aquele ano.

Pois bem, agora não há profissional suficiente, dentro de cada área, para cobrir, o que é de direito dos efetivos, a licenças e os alunos ficaram, durante o ano sem professor, porque não tem? não? porque o Serra vedou quem poderia trabalhar e exercer sua profissão em paz, ou seja, ele deixou diversor professores desempregados, e os alunos sem aula. Depois venham dizer sobre IDEF! Como crescimento se o número de despreparados, joviais está crescendo na nova política serraniana.

rapidoerasteiro - 14/setembro/2009

Prezada Luiza,
Acho justa a sua manifestação, mas confesso que talvez o local mais apropriado seja o “clone” do Blog do Planalto no endereço http://planalto.blog.br/. Lá todos os posts do Blog oficial são copiados (dentro dos limites da legislação de direitos autorais), e você pode manifestar suas opiniões lá.
Agora, quem sabe você não cria o seu próprio Blog também? Pelo visto, conteúdo não lhe falta, o que é o principal ingrediente de um bom blog.
Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: