jump to navigation

daSilva, o auditor brasileiro de acessibilidade 31/agosto/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
trackback

Há alguns dias eu estava lendo alguns textos sobre inclusão digital, e a maior parte apenas foca a questão das pessoas de baixa renda. Poucos textos abrangem a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, seja visual ou auditiva, e essas pessoas têm todo o direito de terem acesso à rede, como qualquer outro cidadão.

O problema é que as ferramentas e os conteúdos, na maioria das vezes não são desenvolvidos para esse público. Aí temos um problema: darmos acesso à internet para todas as pessoas, com ou sem limitações físicas, mas elas não conseguem aproveitar todo o potencial da rede porque boa parte do que está lá não consegue ser acessado porque não está no formato adequado.

É nessa hora que aparece o conceito de Acessibilidade Digital, que não é apenas adaptar os equipamentos para pessoas que tenham alguma deficiência possam utilizar dispositivos eletrônicos, mas adaptar os softwares e os conteúdos para que essas pessoas possam aproveitar de forma plena os recursos das tecnologias da informação e da comunicação. Aliás, aqui em Santa Catarina eu destaco o trabalho da ACIC – Associação Catarinense para a Integração do Cego, que faz um trabalho muito bonito com os deficientes visuais, pessoas com baixa visão ou cegas que aliás têm necessidades completamente diferentes em termos de acessibilidade.

Nesse sentido, também foi muito interessante a portaria instituída pelo Governo Federal do Brasil há alguns anos atrás, estabelecendo normas de acessibilidade para todos os sites da administração pública. Aliás exemplo a ser seguido por outros governos e organizações, com ou sem fins lucrativos.

Ao pesquisar a rede sobre o assunto encontrei o portal da ACBR – Acessibilidade Brasil, que contém vários conteúdos, serviços, softwares e outros produtos sobre o tema. Para que é interessado sobre o tema, vale a pena o acesso. Para a minha surpresa, encontrei nesse portal o daSilva, o primeiro avaliador de websites em português, que tem versão para windows e é gratuito. Um “avaliador” é um software que detecta o código HTML de websites e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de padrões pré-estabelecidos e reconhecidos internacionalmente. No caso do daSilva, o sistema verifica as regras de acessibilidade do padrão WCAG, desenvolvido pelo W3C,  e E-GOV, desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil.

Claro que também há outros softwares avaliadores no mercado, tão bons ou até melhors que o daSilva. Porém, o que vale mesmo a pena é destacar o esforço de diversas organizações em prol da inclusão digital, e pensando também na acessibilidade na web. Aliás, nada mais justo, uma vez que a internet é considerada um meio democrático e que, portanto, precisa facultar o acesso e a participação de todas as pessoas, sem exceções.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário