jump to navigation

Twitter, ou a obsessão pela concisão 28/agosto/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , ,
trackback

Ontem eu estava atualizando o meu twitter e comecei a observar com calma as mensagens das pessoas que sigo. Consegui ver pelo menos dois padrões bastante interessantes, e resolvi contar aqui para não deixar mais esse pensamento passar em branco.

O primeiro padrão está diretamente ligado ao principal objetivo do Twitter, que é passar uma informação completa com apenas 140 caracteres. E, por incrível que pareça, a maior parte das pessoas consegue fazer isso!

Agora, vale dar um passo atrás e ver um pouquinho o histórico por trás desse fenômeno. Antes da internet, as informações costumavam ser transmitidas em relatórios ou notícias extensas, para dar todo o detalhamento necessário. Outra coisa: havia um volume menor de informações e as pessoas tinham mais tempo para ler.

Com a disseminação da internet e a globalização, o volume de informações aumentou vertiginosamente. Disso veio uma necessidade de adaptar os textos publicados na web. Não sei se alguém já reparou, mas a linguagem da web é bastante diferente da linguagem das outras mídias, especialmente as impressas. Nesse sentido, aparecem os Blogs, em uma primeira tentativa de agilizar e resumir as informações e, mais recentemente, o microblog, com o seu principal representante, o Twitter.

O segundo padrão que vi está mais relacionado a pessoas que ainda não conseguem ser resumir a 140 caracteres as suas idéias. Essas pessoas normalmente colocam um “teaser” na mensagem “twittada” e um link para seus blogs ou outra fonte externa. Isso mostra que a adaptação não é fácil (confesso que eu mesmo tenho sentido alguma dificuldade, vide o próprio tamanho deste artigo), e também mostra um pouco da versatilidade da ferramenta.

É importante sabermos o que é imprescindível para que uma informação tenha qualidade. Temos três dimensões básicas: conteúdo, forma, e tempo. Resumidamente, seria dizer que precisamos entregar a informação correta, na forma mais adequada e no momento certo, de acordo com cada público. Na dimensão do conteúdo, especificamente, temos dois conceito principais: precisão, que é a ausência de erro, e concisão, que é transmitir em uma mensagem tudo e ao mesmo tempo somente o que for necessário.

Com a web 2.0 temos uma nova explosão de informações. Para termos uma idéia do volume de informações gerado hoje, de acordo com um estudo do Cenadem, a humanidade gerou a mesma quantidade de  informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores e, em 2010, a tendência é que essa quantidade duplique a cada 11 horas. Ou seja: a tendência é estarmos cada vez mais afundados em um mar de informações, e a maior delas sem a menor relevância para nós.

Nesse sentido, é muito interessante a idéia expressa por Karl Albrecht no artigo “A 3ª revolução da qualidade”, onde ele fala que a disseminação dos computadores e da internet traz o mesmo efeito dos carros: poluição. Só que neste caso, a poluição não seria de gases tóxicos, mas de informações, pois muitas pessoas “poluem” a web com informações de pouca ou nenhuma relevância, ou ainda spams, vírus, etc. Assim, não será uma surpresa se daqui a pouco surgirem campanhas com o lema “não polua o mundo com informações irrelevantes”, ou algo do gênero.

Enfim, este panorama complexo e em constante mutação explica de certa forma o sucesso do Twitter: considerando a imensa quantidade de informações que temos, o pouco tempo que nos resta para buscarmos informações de qualidade requer quase que uma obsessão por conteúdos concisos e relevantes. E, diante desta necessidade, o microblog parece ser a ferramenta ideal, mas ainda exigirá muito esforço de adaptação por parte das pessoas que estão passando por esse processo de busca da concisão extrema.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: