jump to navigation

E-mail marketing agora tem código de conduta 20/agosto/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , ,
trackback

Confesso que atualmente é bastante difícil separar o que é E-mail Marketing do que é SPAM. Principalmente porque as empresas que supostamente enviam e-mail marketing na verdade são Spammers que não querem admitir isso.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, achei excelente a iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, que com o apoio de outras entidades de peso como o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), a Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB), e a Federação do Comércio (Fecomércio) no RS e em SP.

O texto com o Código de Conduta pode ser acessado no Portal da ABEMD (link aqui).

Destaque para o objeto do documento (deixo em negrito a parte mais importante):

O presente Código tem por objeto definir as regras a serem seguidas para a utilização de email como ferramenta de marketing, de forma ética, pertinente e responsável, sem prejuízo da concomitante aplicação da legislação vigente aplicável.”

Achei muito bacana que o documento deixa tudo muito claro, procurando não deixar nenhuma brecha para os spammers que tentarem posar de empresas de e-mail marketing. Entre outras coisas, o código afirma que só pode ser considerada uma mensagem de e-mail marketing aquela que for enviada para Destinatários que autorizaram (pediram) o seu recebimento, no que o mercado chama de “Opt-in”. Além disso, a mensagem deve:

  • Ter a identificação do Remente, cujo e-mail deve ter o mesmo domínio da entidade que envia o conteúdo. Ou seja, um e-mail marketing das “Lojas Americanas” não pode ser enviado por um e-mail @gmail.com, ou @submarino.com.br.
  • O “Assunto” do e-mail deve estar relacionado com o conteúdo da mensagem. Ou seja, nada de e-mail com assunto “Urgente” com conteúdo de propaganda de Viagra.
  • Recurso de Opt-out, ou seja, que permita o descadastramento. O interessante é que o código indica que o opt-out deve ser por meio de link na mensagem, e pelo menos mais um outro meio a ser definido pelo remetente.

Outro fato interessante é que o documento deixa claro que não é aceitável a prática do “primeiro envio”, muito utilizada por empresas que querem um atalho para construir suas bases de opt-in. A idéia por trás disso é a seguinte: pego uma base de e-mails sem opt-in e envio uma mensagem convidando para participar da minha base de mailing; a partir daí, quem não expressamente se descadastrar (opt-out) passa a automaticamente ser considerando como optante para receber minhas mensagens. É mais ou menos como aquela frase famosa: “quem cala, consente”.

Enfim, não vou me alongar mostrando todas as outras coisas interessantes que o documento traz. O que vale ser destacado é a iniciativa de auto-regulamentação  das entidades, que não esperaram uma Lei específica. Até porque, a nossa Lei de Internet é de uma polêmica sem fim, e mesmo que seja aprovada não é garantia de que seja seguida. É porque aqui no Brasil as leis tem que “pegar” (coisa mais estranha…). Outro ponto é que a Câmara e o Senado parecem estar mais ocupados resolvendo escândalos de corrupção do que elaborando boas leis que sejam úteis ao país.

Sendo assim, espero que o códido de conduta seja realmente “comprado” pela sociedade Brasileira e pelo mercado. Por que de spam, creio que já estamos todos fartos.

Anúncios

Comentários»

1. Fernando Palermo - 24/agosto/2009

Muito legal o post. Vou usá-lo neste fim de smeana em uma aula de MBA de Gestão Imobiliária. Vou justamente falar sobre propaganda digital. É claro que vou citar o blog como fonte. Abraço.

rapidoerasteiro - 24/agosto/2009

Grande Palermo!
Obrigado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: