jump to navigation

A Polaroid vai deixar de fabricar… Polaroid! 19/agosto/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Quem viveu e se lembra dos anos 80 com certeza deve se lembrar de um dos objetos de consumo da época: a máquina fotográfica Polaroid!

Adeus, Polaroid

Adeus, Polaroid

A Polaroid ficou conhecida por vender uma câmera que “revelava” na hora as fotos que eram batidas. Para os que só conhecem as máquinas digitais, naquela época (e não faz muito tempo) as câmeras tinham filmes e era necessário enviá-los para a revelação, quando só então víamos o resultado das fotos. A empresa até tinha outros produtos, mas a marca Polaroid virou sinônimo dessa máquina específica.

Confesso que sinto um pouco de saudade daquela época, pois rolava uma certa ansiedade enquanto tínhamos que esperar as fotos ficarem prontas. Claro que, por vezes, a decepção era grande com aquelas fotos que ficavam mal batidas, ou quando o filme simplesmente “velava”. Aliás, muitos já perderam suas fotos de viagem porque os filmes chegavam velados, com todas as fotos completamente inutilizadas. Quantas vezes o Raio-X dos aeroportos foi culpado por isso…

Acabando a sessão nostalgia, naquela época a Polaroid trazia uma inovação e tanto: as câmeras tinha acopladas um cartucho com papel fotográfico especial. Ao bater a foto, a imagem era impressa imediatamente no papel, que era expelido. Minutos depois, pronto! A foto estava pronta. Muita gente soprava, ou sacudia a foto para apressar o processo. Em homenagem a isso, a dupla “Outkast” compôs o “clássico” refrão “shake it like a polaroid picture” (http://www.youtube.com/watch?v=XvIw5ZqC1ms).

Enfim, para a tristeza dos saudosistas, o jornal New York Times noticiou que a Polaroid deve abandonar a fabricação dos cartuchos até o final deste ano. Aliás, a empresa já havia abandonado as vendas dessas câmeras no ano passado. A empresa, que começou seus negócios na década de 1930 fornecendo lentes polarizadas para uso militar (daí o nome Polaroid), entrou no negócio de câmeras fotográficas na década seguinte. Há cerca de dez anos atrás passou por sérias dificuldades, principalmente por causa da mudança trazida pelas máquinas digitais.

Agora, o negócio da Polaroid mesmo serão as câmeras digitais e as impressoras. E, para quem quiser continuar a usar as velhas máquinas com revelação instantânea, a empresa já divulgou que irá licenciar a tecnologia para quem quiser fabricá-la, tando as câmeras quanto os cartuchos. Alguém se prontifica?

Anúncios

Comentários»

1. Polaroid 2.0 « Blog Rápido e Rasteiro - 4/setembro/2009

[…] Zink trackback Faz alguns dias eu publiquei aqui um post comentando sobre a decisão da Polaroid em parar de fabricar de vez os papéis para as famosas Câmeras Fotográficas que revelavam…, isso ainda na época da foto em filme […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: