jump to navigation

Redes Sociais x Segurança 6/agosto/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Acredito que quase todos nós que temos perfis em redes sociais (Orkut, Facebook, LinkedIn e afins) em algum momento já tivemos uma certa paranóia em relação aos acessos ao nosso perfil público. Afinal de contas, temos boa parte da nossa história pessoal publicada nesses sites, inclusive com fotos.

Para as organizações, públicas ou privadas, a preocupação também existe na medida em que funcionários podem inadvertidamente publicar informações confidenciais, ou abrir “brechas” nas redes sociais.

Por outro lado, também é inegável o poder de comunicação e disseminação de informação ágil disponibilizada por essas redes, permitindo que cada vez mais pessoas entrem em contato.

Claro que as organizações também perceberam o potencial das redes sociais, tanto que até governos como o do Reino Unido já inclusive desenvolveram políticas de uso desses canais de comunicação, assunto já tratado aqui.

A bola da vez é o Pentágono, o quartel general do poderoso Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que encomendou um estudo para elaborar uma política de uso que equilibre o aproveitamento do poder de comunicação das redes sociais sem no entanto adicionais mais riscos à segurança de informação.

Bem, apesar da fama de ter as melhorias tecnologias e a melhor segurança, o Pentágono tem sido alvo de muitos ataques bem sucedidos, como eu também já tratei aqui no Blog. Claro que os EUA são uma “vidraça” e tanto, ou seja, um alvo prioritário para muitos ataques, mas a segurança poderia ser melhor, pelo menos é o que o mundo esperaria.

O fato interessante nisso tudo é que as organizações em geral, das empresas de pequeno porte às multinacionais, pase até Governos estão definitivamente estrando na onda da web 2.0 e das redes sociais, entendendo que a internet hoje nada mais é do que um ótimo meio para conectar pessoas.

Ainda bem que aquelas teorias apocalípticas do tipo “o mundo será dominado pelas máquinas” estão caindo em desuso. Agora o foco é tirarmos o melhor uso das máquinas para nos comunicarmos cada vez mais e melhor. E, como somos todos humanos, as campanhas de conscientização sobre a importância da segurança da informação serão cada dia mais importantes.

Ou seja: as pessoas estarão cada vez mais no foco das questões.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: