jump to navigation

Governo Britânico inova e lança guia para uso oficial do Twitter 29/julho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , ,
trackback

Continuando o tema “Twitter”…

Essa eu li ontem no Blog do Tiago Dória e encaminho por aqui: o governo do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), um dos primeiros a inovar na utilização efetiva da web 2.0 na comunicação oficial com o público, acaba de adotar regras para a utilização do Twitter, um dos canais de comunicação oficial do Governo.

Ao lançar o documento “Template Twitter Strategy for Government Departments” (algo como “Guia de Referência da Estratégia para uso do Twitter pelos Departamentos do Governo”, em tradução livre), o governo tenta unificar e deixar transparente a forma com a qual deseja utilizar a ferramenta de microblogging para realizar a comunicação com os cidadãos.

O mais bacana nisso tudo é a coerência da ação feita pelo Governo Britânico, mostrando que eles realmente utilizam a web 2.0, não é apenas algo “para inglês ver”: o anúncio foi feito no Blog oficial “Digital Engagement” (Engajamento Digital), e o documento está publicado no Scribd. Ou seja, um ótimo exemplo do uso transparente, ágil, coerente e eficiente de algumas das principais ferramentas da web 2.0.

Aliás, os nossos Governos e Governantes bem que poderiam aprender um pouco com isso, não é mesmo? Basta para isso colocar em prática duas palavras: transparência e vontade. E, enquanto eles não se mexem, cabe a nós a cobrarança porque afinal de contas nós devemos ser os maiores interessados nisso.

Anúncios

Comentários»

1. Redes Sociais x Segurança « Blog Rápido e Rasteiro - 6/agosto/2009

[…] […]

2. Mineiro - 7/agosto/2009

O governo de minas tem não só twitter, como youtube, blog e flickr. Acho que o governo de são paulo tb.

rapidoerasteiro - 7/agosto/2009

Com certeza, inclusive outros Governos e personalidades públicas tem utilizado as ferramentas da web 2.0. A questão é que ainda não se tem notícia do estabelecimento de Políticas para dar Objetivos mais claros e padronizar o uso dessas ferramentas. Se é que esse tipo de diretriz já existe em algum Governo Brasileiro, o documento parece não ter sido divulgado ao público.

Obrigado pela colaboração!
Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: