jump to navigation

Redes Sociais no Brasil são destaque no Bom Dia Brasil 16/julho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , , ,
trackback

Ontem assisti na TV ao Bom Dia Brasil (com sono, é claro, mas já acordado) e me chamou a atenção a reportagem sobre Redes Sociais (acesse a matéria original aqui), mostrando alguns números e fatos recentes relacionados ao uso da internet, principalmente com propósitos de relacionamento, sejam de cunho pessoal ou profissional.

O primeiro número que chama a atenção é o número de pessoas com acesso à internet de acordo com o IBGE: 50 milhões de pessoas no Brasil já acessam a rede. Tudo bem, há controvérsias nesses número, já que cada pesquisa que sai sobre o tema mostra números diferentes. Porém, uma coisa sempre há em comum: a quantidade de pessoas com acesso à internet aqui tem crescido de forma consistente.

Outro ponto diz respeito a outros números divulgados pelo IBOPE recentemente: os brasileiros passam em média cerca de 5 horas por mês apenas navegando em redes sociais, o que faz do país o 2º colocado mundial, atrás somente do Canadá. Fora o fato de que o brasileiro realmente gosta de conversar e se relacionar, isso mostra uma grande oportunidade para as empresas: utilizar as redes sociais para se relacionarem com as pessoas que são o seu públic0-alvo. Além disso, também é importante monitorar o que as pessoas falam da sua empresa, já que de acordo com a notícia publicada no IDGNow, a Nielsen Online diz que 90% dos consumidores no mundo confiam nos amigos ao fazerem compras e 70% confiam em opiniões de internautas. No Brasil, a taxa de confiança em opiniões dos amigos é de 93% e de opiniões encontradas na internet é de 60%. Isso mostra que o “boca a boca” on-line é uma realidade e que, portanto, deve ser levado a sério.

Ou seja, com a disseminação da internet há mudanças culturais de grande impacto em curso, principalmente em relação à forma com a qual as pessoas consomem, criam e utilizam as informações. Um exemplo disso é uma análise feita por um garoto de 15 anos para uma instituição financeira inglesa, noticiado aqui pelo Blog Idéia 2.0. Tudo bem que é uma visão parcial e individual de um jovem de um país de primeiro mundo, portanto é necessário considerar que nem tudo no mundo acontece conforme a visão dele. Porém, há muitas coisas em comum com jovens de todo o mundo também. Por exemplo, ele diz não utilizar o Twitter porque os posts consomem seus créditos do celular, que é pré-pago (como a maioria dos celulares dos jovens). Outro ponto é que a falta de disposição em pagar por conteúdos e, ao mesmo tempo, a antipatia por anúncios publicitários tradicionais e invasivos, como banners. Por fim, o que mais me chamou a atenção: segundo o adolescente, nenhum dos adolescentes que conhece lê jornais impressos, pois preferem ler as notícias resumidas na internet ou na TV.

Bem, há uma série de críticas que podem ser feitas a partir das declarações acima, tais como o pouco interesse dos jovens pela leitura e pelo aprofundamento nos assuntos, que tudo está se tornando “fast food”, etc. Mas o fato é que todas as pessoas que utilizam a internet no seu dia a dia, independentemente da idade, estão mudando a sua forma de se comunicar. E principalmente os profissionais que dependem direta ou indireatamente da rede para realizar negócios, precisam estar atentos a isso.

Anúncios

Comentários»

1. Viviane Rufino de Paulo - 5/maio/2010

Gostaria de parabenizar a Renata Vasconcelos e o Renato Machado, pois adoro assistir o bom dia brasil,todos os dias ao me levantar não penso duas vezes,pois para mim vale a pena ver duas pessoas íncriveis sempre com um sorriso lindo no rosto,adoraria conhece-los pessoalmente.Seria uma honra ganhar um abraço pela tv de duas pessoas que para mim é a frente dos acontecimentos que ocorrem no mundo, o que me deixa mais contente é a forma deles conversar o jeito meigo que eles tem pois é a dedicação que eles tem com o mundo sem muitas palavras (resumindo):vôcês são excelentes profissionais e maravilhosas pessoas.

Grata,Viviane R.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: