jump to navigation

Estúdio Abbey Road masteriza o seu CD on-line 15/julho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Artes, Internet.
Tags: , , ,
trackback

Para quem ainda não associou o nome do estúdio à lenda, o Abbey Road Studio é um dos principais estúdios de gravação de música do mundo, desde que recebeu os Beatles para gravar o clássico disco que recebe o mesmo nome do estúdio (a capa está aqui ao lado), que tem pérolas como Come Together, Here comes the Sun, Because (para mim, uma das mais belas músicas do quarteto), e Something. E além deles, outras bandas importantes já passaram por lá tais como Pink Floyd, Radiohead, U2, Green Day, Oasis, Foo Fighters, entre outras.

Então, fica fácil concluir que o sonho de todo músico é ter um CD gravado nesse famoso estúdio, correto?

Bem, é agora que vamos à inovação propriamente dita: li ontem no Blog Volume do ClicRBS que o Abbey Road Studio lançou um sistema de masterização on-line. Para quem é leigo no assunto, a masterização é a última etapa de produção de um álbum musical, preparando o áudio para a prensagem dos CDs ou DVDs. Assim, normalmente, o artista precisa enviar o CD ou DVD com as músicas devidamente mixadas (ou seja, quase prontas) para um estúdio realizar o processo de masterização, que devolverá outro CD ou DVD com o material finalizado, o que muda sensivelmente com esta notícia.

Agora, para ter o seu álbum musical masterizado com a grife Abbey Road, basta acessar o site www.abbeyroadonlinemastering.com, preencher o cadastro, fazer o upload das músicas que deverão ser masterizadas e escolher os “produtos” de masterização aplicáveis a cada trilha enviada. O custo básico de masterização de uma música para CD é de 90 libras, ou quase 300 reais, o que é compatível com o custo de um bom estúdio de masterização. A promessa é que o trabalho seja entregue em cerca de 5 dias, prazo também compatível com a média do mercado.

Como não tenho nenhum disco pronto e, pelo visto, isso vai demorar ainda um bom tempo, não tenho como avaliar a qualidade dessa novidade de Abbey Road. Inicialmente, penso em problemas em relação ao envio dos arquivos para a masterização, já que demora um bom tempo para transmitir um arquivo de áudio com boa definição (pelo menos 44.100 Hz e 16 bits estéreo, especificações do áudio de CD), mesmo com banda larga. Talvez com banda “super larga” isso deva funcionar, mas no Brasil isso é bastante raro, o que complica o acesso a esta novidade. Ah, e antes que alguém pergunte, não recomendo enviar arquivos MP3, já que a compactação do formato faz com que se perca muita informação do áudio, podendo prejudicar o trabalho de masterização e fazendo com que você jogue fora um bom dinheiro. Então é um desafio a ser superado, mas acredito que em breve isso não será mais um problema.

De qualquer forma, este é mais um sinal de que a internet realmente está quebrando diversos paradigmas. As gravadoras, mesmo resistentes à realidade que se impõe, já sentiram na pele que o atual modelo de Direitos Autorais não funciona mais. Agora, é a vez dos próprios estúdios, que terão que se adaptar aos novos tempos. A concorrência agora passa a não ser apenas local, mas também mundial.

O Abbey Road Studio acerta na mosca ao criar um elemento de diferenciação e ampliação da sua atuação, criando um novo modelo de negócio que deverá ser seguido pelos seus concorrentes.

E você que é músico, o que acha disso? Que tal ter o seu CD masterizado por um estúdio reconhecido mundialmente, e sem sair de casa?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: