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Receita Federal informa restituição do Imposto de Renda pelo celular 8/julho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
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Todos nós temos o hábito de reclamarmos do Governo, na grande maioria das vezes com total razão. Porém, o que é bom também deve ser destacado.

Hoje pela manhã fui me atualizar com as notícias do dia e li que a Receita Federal liberou a consulta sobre o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2009. Ao acessar o site da Receita Federal, a grata surpresa: o “leão” está cadastrando celulares de pessoas que desejam receber torpedo SMS quando a Restituição do Imposto de Renda de 2009 estiver disponível.

Portanto, se você é um felizardo que tem restituição a receber, basta acessar http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/SMSRestituicao/Default.asp e seguir as instruções.

Além da boa idéia de utilizar o meio mobile para se relacionar com o seu público, na minha opinião esta é uma boa notícia principalmente porque quebra o paradigma de “balcão”, ou “vinde a mim os cidadãos”. Dessa forma, a Receita Federal começa a estabelecer uma comunicação de mão dupla com os cidadãos, agindo proativamente também. Espero que em breve eles enviem outras informações aos cidadãos.

Sonhando um pouco (ou muito) mais alto, o ideal seria que o Governo tivesse um cadastro único de pessoas, com seus dados de contato inclusive. Isso permitira que não apenas ações pontuais de comunicação acontecessem, mas assim todos os órgãos governamentais em todos os níveis poderiam se relacionar com os cidadãos. Claro que muita gente reclamaria de “perseguição”, ou ” invasão de privacidade”, o que eu também acho que podem ser questões justas, pois seria necessário ter um processo de autorização de envio de informações (opt-in) além de muita segurança para lidar com os cadastros dos cidadãos. Quem sabe, com a nova carteira de identidade (assunto já abordado aqui no ano passado), que também trará a unificação dos bancos de dados de identificação de pessoas, essa possa ser uma realidade no futuro.

Enfim, tomara que cada vez mais tenhamos ações onde o Governo estabeleça o primeiro passo para se relacionar com o cidadão.

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