jump to navigation

Carro do Google Street View chega ao Brasil 2/julho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
trackback

Opa! Novidade no Brasil! Finalmente, o carro do Google que fotografa ruas em 360 graus chega em terras brazucas. O resultado das fotos é publicado no Google Street View, que é integrado ao Google Maps da seguinte forma: alguns locais do Google Maps oferecem a visão “real” do local selecionado no mapa, que permite que você “ande” pelo local e visualize 360 graus do que há lá.

Segundo o IDGNow, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão as primeiras a receber o veículo que vai registrar as imagens em 360 graus das regiões metropolitanas. Como o pessoal do Google não é bobo, fez uma parceria com a FIAT, que cederá os carros para o trabalho.

Porém, sempre tem alguém que é “do contra”. Várias pessoas já estão questionando uma possível invasão de privacidade causada pelas fotos tiradas pelo veículo. Na minha opinião, um exagero. Aliás, se formos reclamar de invação de privacidade, temos que começar pelas câmeras de segurança em quase todos os lugares, ao cruzamento de informações a partir do nosso CPF que é feito pela Receita Federal, e por aí vai… Aliás, um casal americano já processou o Google por este motivo e perdeu, por razões meio óbvias até.

Também houve o caso de um casal que supostamente se separou por causa de uma imagem do Street View que mostrava ele (o marido) saindo de uma Sex Shop em Londres. Segundo a história (suspeitíssima) que foi contada, o cidadão se dizia fora da cidade por motivos profissionais quando teve o carro flagrado na frente da casa de outra mulher. E quem teria feito o flagrante teria sido a própria esposa dele, que espiava a região da residência de uma amiga. Tem muita coisa suspeita nessa história, é muita coincidência de uma só vez.

Por via das dúvidas, para que questões como esta não tornem a surgie, o Google já declarou que irá “borrar” os rostos de pessoas e placas de veículos cujas imagens forem captadas. Bem, seria uma boa idéia borrar mais características peculiares, tais como adesivos (nos carros) por exemplo.

Mesmo assim, há várias imagens no mínimo interessantes captadas pelo Google Street View, que o IDGNow também publicou. Aliás, neste ponto eu até concordo que o pessoal do Google poderia fazer pelo menos um controle de qualidade sobre as imagens captadas.

E você, vai fazer plantão para ser fotografado pelo Google?

Anúncios

Comentários»

1. Paulinha Winter - 2/julho/2009

Será que eles vão passar por aqui algum dia?? Quase nada passa por aqui. :(

Abraços

rapidoerasteiro - 3/julho/2009

Pois é… Santa Catarina sempre fica prá depois mesmo. Quem for esperar vai seguir aquele ditado do pessoal aqui de Floripa: “mofas com a pomba na balaia“… ;-)
abração!

2. alessandro - 27/março/2010

gente e incrivel eu moro em guaruja litoral de sp e passo um do meu lado queano eu tava indo pra escola eu num sabia de nada oque tava acontentedo se eu soubesse teria feito possw

3. Jefferson - 16/abril/2010

Eu tbm moro no Guarujá-SP e eu estava na sacada do apartamento quando passou o carro do Google aqui na Avenida dos Caiçaras. Irado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: