jump to navigation

Áreas de negócio não devem delegar as prioridades de TI – parte II 30/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , , , , ,
trackback

Alguns podem pensar que eu estou de “marcação” com o tema, mas novamente recebi na newsletter da Revista CIO, uma matéria falando sobre não delegar responsabilidades de negócio para a área de TI. Para quem não se lembra, abordei este tema no dia 10 de Junho, também a partir de uma matéria que li na CIO.

Desta vez o tema foi Inovação, e  quem fala sobre o assunto é Luiz Augusto Lobão, da Fundação Dom Cabral. Ele ressalta uma realidade que ocorre na maioria das empresas, onde há uma percepção equivocada de que a área de TI deve ser a grande responsável pelas iniciativas de inovação.

Exceto nos casos de empresas que vendem TI, esta área normalmente é considerada “meio” para agregar valor aos produtos, serviços e operações. Portanto, as empresas “não TI” que porventura esperam que as suas áreas de tecnologia criem sozinhas novos produtos estão indo no caminho errado.

Na minha opinião, quando o assunto é Inovação, quanto menos limites e regras explícitas houverem, tanto melhor, pois a criatividade deve ser o motor principal. Claro que é importante delimitar alguns processos para organizar a forma como as inovações devem ser analisadas e desenvolvidas, mas não se deve criar uma ditadura sobre o tema. Prova disso é que muitas organizações estão optando por desativar seus departamentos de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), deixando a inovação a cargo de todos. Assim, surgiram modelos como o OpenInnovation, idealizado pelo professor Henry Chesbrough, da Universidade de Berkeley, bem como outras iniciativas mais livres de inovação tais como as adotadas pelo Google.

Sendo assim, a TI não deve ser responsável sozinha pela inovação, nem por comandar o processo de inovação. Mas os profissionais de TI devem também participar das inovações nas empresas, juntamente com profissionais de outras áreas. Tudo isso porque a Inovação deve ser multidisciplinar, envolvendo vários departamentos e competências dentro da organização.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: