jump to navigation

Olha o novo MySQL aí gente! 18/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

A Sun anunciou nesta 2ª feira, dia 15 de maio, o lançamento da nova versão do Banco de Dados MySQL, o mais famoso dos bancos de software livre. Ao contrário do que muita gente pensa, o MySQL não é necessariamente um banco de dados gratuito.

Aliás, nenhum software livre é gratuito, apenas não há custo com aquisição de licenças, mas outros custos tais como pessoal especializado, hardware, link, entre outros, são necessários. Nesta modalidade o fornecedor dá a opção ao mercado se quer implantar na sua sede e pagar por conta própria esses serviços adicionais, ou se contrata diretamente o próprio fornecedor ou algum parceiro. Assim, as empresas desenvolvedoras ou parceiras de soluções de software livre trocaram o paradigma da venda de produto (licença) pela venda de serviços. De certa forma, é arriscado, mas para produtos de sucesso o modelo tem funcionado. Ou seja, software livre não é “free”, ele apenas tem um formato comercial diferente.

No caso da MySQL, o produto “comercial” é o MySQL Enterprise, pacote da empresa que une software, serviços e suporte, e cuja tabela de preços e serviços está na página da própria MySQL. Os preços vão desde 600 dólares até 4.999 dólares anuais por servidor com o sistema instalado. Ou seja, como podemos ver o MySQL está bem longe de ser um banco de dados “free”.

Bem, para quem ainda não conhece, ou que já conhece e quer fazer o upgrade do seu MySQL “Comunnity Edition”, o download pode ser feito em http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.4.html . Recomendo, pois é um excelente sistema gerenciador de bancos de dados, mesmo quando comparado a alguns concorrentes comercializados no modelo de licenciamento.

Anúncios

Comentários»

1. Paulinha Winter - 18/junho/2009

Essa notícia serve quase como uma a resposta, para todo o zumzumzum que foi feito, sobre a continuação do MySQL depois da compra feita pela Oracle.

Fiquei muito contente com a notícia, elas me deixam cada vez mais com vontade de ir pra SP fazer o curso de certificação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: