jump to navigation

No more analog TV 17/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Essa eu li e percebi como o Brasil está atrasado no seu projeto de TV Digital.

Segundo o IDGNow, as transmissões de Televisão com sinal analógico nos Estados Unidos foram encerradas oficialmente na última sexta-feira, dia 12/06/2009. Para tanto, o Governo dos EUA realizou uma série de incentivos, tais como a distribuição de cupons para a compra de conversores, cujos modelos mais simples custam em torno de 50 dólares lá.

Aqui no Brasil a coisa anda tão devagar que até mesmo o nosso padrão de TV digital (baseado no padrão japonês, porém com algumas adaptações) ainda está sendo discutido em várias esferas, inclusive tecnicamente, já que a norma batizada como “Ginga”, que garantirá funcionalidades interativas para receptores fixos e televisores, ainda não seguiu para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Enquanto a implantação do padrão nipo-brasileiro de TV digital anda a passos de tartaruga, a TV baseada na internet parece ter avançado muito mais rapidamente, conforme matéria do site AdNews.

Ou seja, por mais que o padrão brasileiro de TV digital tenha sido muito elogiado internacionalmente, é necessário tirá-lo do papel com maior velocidade. Isso com certeza exigirá mais do que esforço técnico, político e econômico para as entidades governamentais, emissoras, e demais empresas da cadeia produtiva da TV; a população precisará ter condições de adquirir os conversores e as antenas necessárias para ter acesso ao sinal das empresas, o que acredito ser o maior desafio a ser vencido.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: