jump to navigation

SC tem Legislação específica para Inovação 16/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , , , , ,
trackback

O que é bom deve ser ressaltado e imitado. Com a globalização, a competitividade entre empresas e países é cada dia maior e sai na frente quem inovar mais, seja em processos, produtos ou serviços. Em tese, essa seria uma missão específica das empresas, porém, alguns Estados estão enxergando um pouco além disso. Empresas desenvolvidas estimulam a Economia, aumentando o nível de empregos, fazendo com a População necessite de mais Educação, criando mais negócios que, no final das contas, aumentam a arrecadação de impostos dos Governos. Claro que há muitos outros benefícios e alguns riscos também, mas este pode ser um bom resumo para um rápido post.

O Estado de Santa Catarina há alguns anos é destaque na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçã, tanto que vem recebendo diversos prêmios na área. O último foi recebido na semana passada durante o Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública (Conip), quando o Estado de SC foi premiado como o mais inovador em termos de Governo Eletrônico.

Porém, a Inovação não está apenas ligada à Tecnologia da Informação. Todos os setores econômicos podem e devem se beneficiar de inovações e, nesse sentido, a participação dos Governos é muito importante. Assim, Santa Catarina sai na frente ao regulamentar a “Lei Catarinense de Inovação”, que já havia sido sancionada no ano passado.

A Lei em questão permite que sejam dados uma série de incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, unindo Governo, Entidades de Pesquisa e a Iniciativa Privada. E, ao meu ver, tenta corrigir o rumo das Pesquisas Científicas realizadas no Brasil, que geram muita bibliografia, mas poucos resultados práticos. Por isso, a expressão P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) hoje foi ampliada para P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Para dar suporte à execução da agora regulamentada legislação, também será criada uma Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Realmente, é importante criar um órgão executivo para garantir a aplicação da lei, principalmente porque de início já estão sendo disponibilizados mais de 9,5 milhões de reais em financiamentos para projetos de P,D&I.

Enfim, ultimamente temos visto muitas leis importantes e interessantes, e nos resta torcer para que o Governo e a Sociedade tenham a disciplina necessária para executar e fiscalizar a implantação de boas iniciativas. Para tanto, também temos que fazer a nossa parte, endossando boas iniciativas e “filtrando” aquelas que devem ser descartadas, juntamente com os responsáveis pelas mesmas.

Para saber mais sobre o assunto, veja:

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/06/12/sc-ganha-legislacao-de-inovacao/

http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/06/08/secretaria-de-c-t-de-florianopolis-sera-criada-no-fim-do-mes/

http://www.fapesc.sc.gov.br/noticias.php?d=715

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: