jump to navigation

e-Lula 8/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , ,
trackback

E não é que o nosso presidente resolveu entrar de cabeça no mundo digital?

No último sábado estava indo para uma reunião de conselho de classe na Estácio de Sá, onde sou professor, e estava ouvindo na rádio CBN a notícia, dizendo que o Presidente Lula irá estrear em breve Blog, Vídeos no Youtube e até terá Twitter!

Logo que comecei a ouvir a notícia eu até estranhei um pouco o fato, afinal de contas é sabido que o nosso presidente não é muito lá chegado ao uso de tecnologia. Aí, logo veio o esclarecimento: Lula terá uma equipe de aproximadamente 5 pessoas para alimentar os conteúdos dos sistemas. Segundo a notícia, tal equipe foi composta porque o presidente “não tem muita paciência” com tecnologia. Porém, foi declarado que os conteúdos passarão pelo crivo de Lula antes de sere publicados.

Tal ação está sendo justificada pelos criadores como uma forma de aproximar mais Lula do público, utilizando o poder de comunicação rápida e direta proporcionada pela internet. Segundo um estudioso questionado sobre a ação, depois do enorme sucesso que o atual Presidente dos EUA Barack Obama teve com a internet e as redes sociais, outros políticos devem seguir os mesmos passos. O perigo, segundo ele, seria criarmos um “populismo digital”.

Nos últimos anos, no exercício das minhas atividades profissionais eu tive a oportunidade de trabalhar em campanhas políticas de diversos portes, desde a elaboração das estratégias até as operações propriamente ditas. Sem dúvida, depois do “fenômeno” da campanha presidencial norte-americana na internet, o sonho de todo político é ter uma “campanha igual ao do Obama”. O problema aqui é que os políticos brasileiros querem o que é praticamente impossível, por duas razões principais: uma total falta de cultura dos políticos estabelecerem um relacionamento duradouro com o público; e a falta de cultura de internet por parte dos políticos e suas equipes, que ainda não compreendem muito bem a Rede. Ah, e também deve-se considerar a legislação eleitoral brasileira, muito diferente da realidade dos EUA. Ou seja, mesmo que os desafios culturais e estratégicos sejam transpostos, talvez não seja possível fazer o que é feito nos EUA, devido a restrições das nossas leis.

Na minha opinião, nesses casos nota-se uma falta de cultura de pensamento no longo prazo. Em época de eleições, os políticos buscam o público. Depois disso, a comunicação quase cessa, com raras exceções. São pouquíssimos os políticos que realizam ao longo das suas carreiras estratégias de relacionamento com os seus eleitores, estabelecendo uma comunicação de mão-dupla com o público durante todo o tempo. Para tanto, é necessário muito mais do que a contratação de profissionais do ramo, ou a adoção de bons sistemas: é fundamental que o próprio político e a sua equipe tenham uma cultura de transparência e de bom atendimento ao público, sempre. E é esse ponto da campanha de Obama que as pessoas esquecem: para alcançar os resultados que vimos, Barack Obama e sua equipe vinham trabalhando intensivamente a comunicação de internet há mais de um ou dois anos, desde antes das prévias do Partido Democrata.

E é por essas e outras que, tal qual a iniciativa para o Presidente Lula, penso que ainda teremos muitas iniciativas web 2.0 “chapa branca”, insuficientes, com pouca continuidade, ou simplesmente inadequadas para a nossa realidade. Na minha opinião, uma das premissas para o sucesso de ações na web 2.0 é a “pessoalidade”, ou seja, o autor precisa dar a sua “cara” aos conteúdos publicados e precisa levar em conta a resposta do público. Para tanto, para chegar a isso o autor e a sua equipe precisam, obrigatoriamente, ouvir o público e criar conteúdos relevantes para as pessoas, utilizando diariamente as ferramentas tecnológicas e a própria internet.

Anúncios

Comentários»

1. Nós já sabíamos: Lula vai ter Blog e Canal no Youtube « Blog Rápido e Rasteiro - 27/junho/2009

[…] já sabíamos disso desde o dia 08/06 (post “e-Lula”), quando ouvi na rádio CBN a mesma […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: