jump to navigation

EUA terão cargo para cuidar da Segurança da Informação 3/junho/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Em abril publiquei aqui um post falando sobre problemas de segurança da informação relacionados ao Governo dos EUA, ilustrando a questão com o ataque sofrido pelo seu Departamento de Defesa, causando o vazamento de informações do avião caça F-35 Lightning II, o mais caro projeto já executado pelo órgão norte americano.

Hoje li no IDGNow que o atual Presidente dos EUA, Barack Obama, irá finalmente criar um cargo de confiança cuja função principal será supervisionar a elaboração e a execução de uma estratégia em nível nacional para proteger os interesses dos EUA na internet. Ou, nas palavras do próprio presidente: “O futuro coordenador será responsável pela integração de todas as políticas de segurança cibernética do governo, e essa pessoa será escolhida pelo presidente”.

Considerando as questões econômicas e de segurança embutidas no assunto Segurança da Informação, o novo coordenador será membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, tendo que prestar contas para a Agência de Segurança Nacional do país e para o conselho econômico da Casa Branca.

Mesmo com certo atraso, a notícia da criação deste cargo mostra que o Governo Obama é coerente com a importância dada à internet, algo destacado desde o início da sua campanha à presidência. Agora, resta saber quando os demais países, inclusive o Brasil, darão a mesma importância à Segurança da Informação.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: